Seminário encaminha políticas públicas para a cadeia do trigo
Encerrou ontem em Passo Fundo o Seminário de Alinhamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Trigo. O evento teve dois dias de duração, reunindo produtores, técnicos, pesquisadores e membros de órgãos governamentais. Conforme o secretário estadual da Agricultura, Fernando Mainardi, a discussão teve como principal objetivo estabelecer novas políticas para aumentar a produção do trigo no Estado.
Segundo Mainardi, o Rio Grande do Sul é o maior produtor do Brasil, plantando em média 1.000.000 hectares. Mas ressalta que temos terras e condições para dobrar essa produção. Fernando Mainardi destacou também que o Estado tem a possibilidade de produzir um volume maior de trigo por hectare, visando exportar o cereal.
O Secretário Estadual de Agricultura pontua que para isso acontecer, é preciso ter condições de competitividade com o trigo Argentino. O que se dá por meio de transporte mais barato até o porto, além de uma maior capacidade de armazenagem.
O secretário lembrou que os temas mais relevantes do seminário foram adicionados a um documento que agora segue para análise do Governo do Estado.