Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
10°C
Soledade/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Geral

Em Soledade, Tarso fala sobre desenvolvimento regional, correção de solo e piso do magistério

21.03.2012 14h38  /  Postado por: upside

O Governador do Estado do RS, Tarso Genro, participou de almoço em Soledade nesta quarta feira. Estiveram presentes autoridades locais, regionais e estaduais. Em seguida foi realizada a solenidade de apresentação do Programa Gaúcho de Microcrédito e explanação do Projeto Lapidar, que incentiva o setor pedrista. O discurso de Tarso durou cerca de 15 minutos e encerrou por volta das 14h.
Desenvolvimento regional
O governador salientou que os investimentos na região do Alto da Serra do Botucaraí devem ser em tecnologia e organização dos arranjos produtivos locais. Destacou o financiamento da micro e pequena empresa e o fortalecimento das demais cadeias produtivas para geração de renda e condições de atração para grandes indústrias. Conforme Tarso é necessário a organização da base produtiva para a região se tornar atrativa.
Licenciamento ambiental no setor pedrista
Sobre a conciliação da produtividade e crescimento econômico com o meio ambiente, Tarso Genro conta que hoje existem tecnologias e treinamentos dentro da Fundação Estadual de Proteção Ambiental –FEPAM-, que auxiliam nos processos. Segundo ele, a idéia não é violar a lei, mas organizar a ação pública de modo que possa haver acordo entre preservação da natureza e geração de valores e trabalho.
Programa de Correção de Solo nesta safra
Na interiorização do governo em abril de 2011, no município de Lagoão, foi anunciado pelo Governador, o “Programa de Correção de Solo”. A ação que começa a valer já nesta safra, segundo Tarso, prevê atuação articulada com o Ministério da Agricultura, Prefeituras, indústria do calcário e produtores. A ideia é atingir a 100 municípios, beneficiar 20 mil produtores com a correção de 100 mil hectares e a utilização de 500 mil toneladas de calcário. Cada produtor poderá corrigir até cinco hectares por meio desta iniciativa do Governo do Estado.
Piso do Magistério
“Estamos cumprindo o que prometemos”. Conforme Tarso Genro, a promessa foi de atingir o piso nacional durante seu mandato, ou seja, até 2014.
(no player acima a entrevista coletiva com o Governador)
Programa de Microcrédito
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul em conjunto com o Banrisul e através de suas Secretarias de Estado, instituíram o Programa Gaúcho de Microcrédito, com o objetivo de conceder financiamento para atendimento de necessidades financeiras de atividades produtivas de pequeno porte. O Programa Gaúcho de Microcrédito é direcionado para microempreendimentos, localizados no Estado do Rio Grande do Sul, formais, informais, geridos por maiores de 18 anos e que possuam experiência de pelo menos seis meses na atividade, ou que, comprovadamente, demonstrem formação técnica para o desempenho da atividade proposta, nos segmentos de indústria, comércio e serviços. 
Beneficiados em Soledade
Em Soledade o setor pedrista foi o maior beneficiado através destas ações, onde 43 empresas já foram beneficiadas, totalizando aproximadamente R$ 350 mil em investimentos disponibilizados.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.