Vendas das agroindústrias familiares crescem 21% na Expoagro Afubra
Na maior feira da agricultura familiar do Brasil, as agroindústrias alcançaram recorde de vendas esta semana. O balanço de comercialização da 17ª Expoagro Afubra, encerrada nessa quinta-feira (24) em Rio Pardo, mostra que o faturamento foi de R$ 603 mil, um crescimento de 21% em relação à edição passada. Os 149 estandes que ofereceram produtos coloniais, artesanato, plantas e flores, durante os três dias da feira, foram os mais visitados do evento.
“A qualidade das mercadorias é um inegável fator para este ótimo desempenho, mas também reconhecemos que o trabalho em parceria com Afubra, Emater e Fetag foi fundamental para termos um espaço organizado e atrativo para os visitantes”, avaliou o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, responsável por viabilizar a montagem do pavilhão.
Para o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, José Alexandre Rodrigues, a mudança de localização do espaço, instalado ao lado do prédio da administração da feira, e os corredores mais amplos facilitaram a circulação do público e incentivaram as compras. “Além disso, os produtos com o selo Sabor Gaúcho, concedido pela SDR para empreendimentos legalizados e incluídos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, são reconhecidos pelos consumidores por terem qualidade diferenciada e procedência garantida”, analisou.
Conforme os organizadores, a Expoagro recebeu este ano 92 mil visitantes, 15% a mais que 2016. A comercialização em toda a feira chegou a R$ 53,8 milhões, incremento de 41% em relação ao resultado da edição do ano passado. Além do espaço das agroindústrias familiares, a SDR esteve presente na feira com a sua conveniada Emater, que recebeu os agricultores em 17 espaços temáticos. Ainda durante o evento, SDR e Emater lançaram o programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate.