RS entra na sexta semana seguida de bandeira preta no decreto do distanciamento controlado
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, no fim da tarde desta sexta-feira (2), uma nova atualização do mapa do decreto do distanciamento controlado, que estabelece as medidas de restrição contra a disseminação do coronavírus. Pela sexta semana consecutiva, todas as regiões do estado foram classificadas em bandeira preta, que significa risco altíssimo de contágio.
Devido à gravidade do cenário, o Executivo estadual vetou a possibilidade de reconsideração da bandeira, através de recursos dos municípios. Entretanto, o sistema de cogestão foi mantido. Com isso, as regiões podem adotar medidas mais flexíveis, desde que não sejam mais brandas do que a bandeira vermelha.
Conforme o Palácio Piratini, a análise dos 11 indicadores do modelo mostra que houve redução no número de pacientes com Covid-19 em leitos clínicos (-20%), além de leve queda no número de internados pela doença em leitos de UTI (-4%).
Entretanto, o número de óbitos aumentou 16% da última semana para esta. Outro fator que fez valer a bandeira preta é a razão entre leitos de UTI livres e ocupados. Sem esse indicador, ainda sob pressão, todas as regiões do RS poderiam estar em bandeira vermelha, afirmou o governo.
Fonte: G1/RS