Vice-corregedora do TRT4 faz correição Vara do Trabalho de Soledade
A vara do trabalho de Soledade recebeu nesta quarta-feira (15) a visita da vice-corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez para a realização do processo de correição.
A Vara do Trabalho de Soledade tem como juiz titular, José Renato Stangler. Já o diretor da Vara é Daniel Cristiano Fuman, tendo como seu assistente, Antônio Carlos Borsa dos Santos Filho. A Unidade tem jurisdição, além do município sede, em Alto Alegre, Arvorezinha, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Pouso Novo, Salto do Jacuí, Selbach, São José do Herval e Tunas.
A atividade ocorre anualmente em todas as Varas e Postos Avançados do Trabalho do Rio Grande do Sul, compreende a fiscalização e verificação de como está o andamento processual na referida Unidade Judiciária. Após consultar os dados da Vara, a desembargadora avaliou como positivos os trabalhos realizados na unidade, e revelou que tudo está dentro da normalidade. Questionada sobre um panorama à nível de Estado em relação às correições já realizadas, a magistrada ressalta que dentro da normalidade todas seguem dentro de um bom nível. Já referente as demandas apresentadas, ela pontua que se dão especialmente devido ao ingresso de processos, especialmente em varas que abrangem um grande número de municípios.
Carmen também, frisa quanto ao trabalho constante da Justiça do Trabalho para que a crescente demanda de processos seja tramitada de forma ágil por parte das Varas. Através da correição e de monitoramento continuo de dados, a JT atua da forma mais ágil possível.
Apresentado dados referentes a unidade de Soledade, Carmen revelou que as audiências iniciais têm ocorrido, em média, entre 33 e 43 dias, a contar do ajuizamento da ação. Já na fase de conhecimento entre o ajuizamento da ação e a prolação da sentença foi de 147 dias, levando em conta as informações de 2013, tal dado já apresentou diferença, e em 2014 este prazo já está em 389 dias de acordo com dados totalizados no mês de agosto.
Os dados ainda apontam que tramitam na Unidade Judiciárial 1.717 processos. Em 2013, ingressaram 837 novos processos, e até 31 de agosto de 2014, tiveram início 565 novos casos. Referente a resolutividade, em 2013 foram solucionados 717 processos na fase de conhecimento e até agosto de 2014, este número está em 500 processos.
OUÇA A ENTREVISTA NO PLAYER ACIMA