Cavalo Crioulo apresenta seus campeões da Expointer Digital 2020
O grande campeão dos machos foi o cavalo Bueno de Quaraci, da expositora e criadora Rosalie Tavares Negrini Jones, da Cabanha Quaraci, Santa Cruz do Sul (RS). Para Robert Jones, também proprietário da Cabanha, foi fantástico ganhar estes prêmios. Eles também venceram o Freio de Ouro 2020 nas fêmeas com a égua Balisa III do Itapororó. “Vamos trabalhar por muitos anos para ganhar novamente o Freio de Ouro e a Morfologia, embora o Bueno seja excepcional, um tipo de cavalo que aparece em algumas décadas. Estamos muito felizes por todo o trabalho da nossa equipe para chegarmos até aqui”, colocou, agradecendo a ABCCC pela organização com segurança em meio à pandemia.
Nas fêmeas, a vitória ficou com a égua Basca Constância, da expositora e criadora Mariana Franco Tellechea, da Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS). Mariana destacou que foi uma conquista extremamente importante de um ano diferente na vida de todos. Ela parabenizou a ABCCC, sua diretoria e o presidente Francisco Fleck, assim como o diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Ricardo Kroef. “Todos fizeram esse momento ser possível. Agradeço também aos colaboradores da associação que tanto nos cuidaram e protegeram para que os eventos chegassem a essa final”, destacou, salientando, ainda, que a égua vencedora é extremamente importante na manada da Cabanha. “A Basca Constância conseguiu almejar esse grande campeonato num nível excepcional de animais. Estamos muito contentes com o resultado”, ressaltou.
O melhor exemplar da raça foi a grande campeã das fêmeas, Basca Constância, que também venceu a categoria Égua Adulta. Já o grande campeão dos machos, Bueno de Quaraci, também foi o vencedor da categoria Potranco Menor.
O jurado das Fêmeas, Felipe Maciel, parabenizou a todos os criadores da raça Crioula que ajudam a raça a evoluir e a chegar ao patamar atual. Afirmou que as quatro éguas vencedoras são muito femininas, corretas em suas vias superiores e com boas andaduras. “A grande campeã é uma égua colorada excepcional com pescoço de excelente nível superior. Possui muito conteúdo de aprumos e supera a segunda égua por ter um melhor ventre”, concluiu.
Para Rodrigo Py, que julgou os machos, os participantes sintetizam o que é buscado na seleção racial. “São cavalos sólidos em seus aprumos, com estrutura óssea, linha superior correta e angulações perfeitas. Todas estas qualidades acabam se traduzindo em facilidade, naturalidade e capacidade de evoluir nos seus andares”, observou. Py finalizou dizendo ser uma honra terminar o trabalho com o nível excepcional dos cavalos que estiveram na pista.
O presidente da ABCCC, Francisco Fleck, afirmou que este foi um ciclo de sucesso devido ao ano em que se está vivendo. Afirmou que a entidade conseguiu ser muito ágil no início da pandemia em criar e cumprir um protocolo sanitário, obtendo a autorização das autoridades para que o trabalho fosse realizado. “Mantivemos o número de animais participantes apesar da substituição das 19 exposições Passaportes em todo o Brasil para três prévias Morfológicas que aconteceram no Parque de Esteio”, destacou, informando que foram quase 600 exemplares inscritos nas prévias para esta Expointer.
Fleck salientou que a Nacional da Morfologia este ano contou com um número recorde de 247 animais, o maior de toda a história desta feira. Disse que isto foi possível devido à separação das provas do Freio de Ouro e da Morfologia em finais de semana alternados. “Como não tivemos também animais de leilões presentes, a nossa estrutura foi capaz de receber um pouco mais de exemplares do que normalmente acontece”, observou.
O presidente da ABCCC destacou, ainda, o alto nível apresentado nas pistas com a raça Crioula se superando como sempre ocorre. “O fato de terminarmos este ciclo conhecendo os campeões de 2020 faz com que, automaticamente, um novo ciclo se inicie. São novos investimentos, novos animais sendo cuidados. Com isso, a nossa economia que gira em torno do cavalo Crioulo pode se manter em atividade, como todos os 300 mil empregos que dependem do trabalho em torno da raça. Isto é muito importante junto com o cuidado da saúde que tem sido a nossa prioridade. Fizemos todas estas atividades de seleção sem nenhum problema de contaminação, o que nos deixa bastante felizes”, concluiu.
A Nacional da Morfologia teve a presença de autoridades na entrega dos prêmios aos vencedores. Participaram da cerimônia o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Confira o resultado
FÊMEAS
Grande Campeã
BASCA CONSTÂNCIA
CRIADOR: Mariana Franco Tellechea e Filhos
EXPOSITOR: Mariana Franco Tellechea e Filhos
ESTABELECIMENTO: Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)
Reservada Grande Campeã
AS MALKE GUERRA
CRIADOR: José Schutz Schwanck
EXPOSITOR: José Schutz Schwanck
ESTABELECIMENTO: Cabanha Malke, Uruguaiana (RS)
Terceira Melhor Fêmea
JABOTICABA DA GAP SÃO PEDRO
CRIADOR:Eduardo Macedo Linhares
EXPOSITOR: Eduardo Macedo Linhares
ESTABELECIMENTO: Estância Gap São Pedro, Uruguaiana (RS)
Quarta Melhor Fêmea
ÍNDIA II DO PURUNÃ
CRIADOR: Mariano Lemanski
EXPOSITOR: Luiz Kendy Maeda e Luiz Carlos Maeda
ESTABELECIMENTO: Cabanha Santa Larissa, Tijucas do Sul, (PR)
MACHOS
Grande Campeão
BUENO DE QUARACI
CRIADOR: Rosalie Tavares Negrini Jones
EXPOSITOR: Rosalie Tavares Negrini Jones
ESTABELECIMENTO: Cabanha Quaraci, Santa Cruz do Sul (RS)
Reservado Grande Campeão
JACINTO CALA BASSA-TE
CRIADOR: Marcelo Rezende Móglia
EXPOSITOR: Marcelo Rezende Móglia
ESTABELECIMENTO: Cabanha Cala Bassa, Bagé (RS)
Terceiro Melhor Macho
DITO E FEITO CALA BASSA
CRIADOR:Marcelo Rezende Móglia
EXPOSITOR:Marcelo Rezende Móglia
ESTABELECIMENTO:Cabanha Cala Bassa, Aceguá (RS)
Quarto Melhor Macho
JAGUAR DA GAP SÃO PEDRO
CRIADOR: Eduardo Macedo Linhares
EXPOSITOR:Eduardo Macedo Linhares
ESTABELECIMENTO:Estância Gap São Pedro, Uruguaiana (RS)
Texto: Rejane Costa, Nestor Tipa Júnior e Larissa Mamouna/AgroEffective