Semeato recebe o 42º Prêmio Exportação RS
Neste ano a Semeato foi contemplada novamente com o 42o Prêmio Exportação RS, considerado o principal reconhecimento na área de comércio exterior no Rio Grande do Sul. O prêmio foi entregue no mês de junho no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. O evento, promovido pela ADVB – RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), distinguiu neste ano 49 empresas que adotaram estratégias inovadoras na gestão de negócios de comércio exterior.
“Ficamos muito felizes em receber mais uma vez o prêmio”, afirma a diretora comercial do Grupo Semeato, Carolina Rossato. “Trabalhamos muito para isso, pois exportamos para a África, América do sul e Leste Europeu”, diz.
O Prêmio Exportação RS, realizado há 42 anos, é considerado o maior evento do segmento no sul do país, contemplando as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional.
Além de valorizar as atividades exportadoras e a comunidade empresarial do Estado, o prêmio é o reconhecimento à competência mercadológica e a visão estratégica das empresas que buscam novas fronteiras e contribuem para o fortalecimento socioeconômico do país.Com a conquista do prêmio, várias entidades parabenizaram a empresa por obter o melhor resultado no segmento, entre elas o Novo Banco Continental, o Banco do Brasil e o Banrisul. “Temos a satisfação de parabenizar a empresa pelo merecido reconhecimento e estímulo às organizações que têm sucesso num ambiente competitivo global e que contribuem para o crescimento do Estado”, disse Túlio Luiz Zamin, Presidente do Banrisul.
A Semeato conquistou o concorrido e exigente mercado da Europa, reconhecido mundialmente pelo alto nível de tecnologia adotado no seu processo agrícola e à preocupação com a preservação dos recursos naturais. A razão da vitória são os contínuos investimentos para a fabricação de semeadeiras, plantadeiras, máquinas para fenação (preparação do feno) e implementos agrícolas de acordo com os conceitos do Sistema de Plantio Direto (SPD), reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) como um dos melhores sistemas de produção para solos tropicais, classificando-o como agricultura conservacionista. O sistema aplicado pela Semeato reduz o intenso preparo do solo e mantém uma camada de palha na sua superfície.Com a conquista da Europa, o mapa comercial do Grupo passa a ter 25 países de todos os continentes e tem reconhecido as quatro décadas de investimentos na área de Plantio Direto, onde foi um dos precursores. Em cada país, o Grupo mantém revendedores autorizados e treinados para prestar a assistência técnica qualificada que o segmento exige.Em parceria com a New Holland Europa começaram a ser comercializadas as máquinas Semeato com a marca New Holland na França, com a tecnologia de Plantio Direto, e com comunicação de tratores de última geração.
Fundado em 1965 na cidade de Passo Fundo, o Grupo Semeato é composto por oito unidades que geram 2,2 mil empregos. São quatro montadoras de máquinas agrícolas, uma fabricante de discos, duas fundições e uma unidade de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Quatro delas estão na sua cidade de origem e as outras estão em Carazinho, Butiá, Soledade e em Vespasiano/Minas Gerais.