Setembro Amarelo está sendo promovido pela Secretaria da Saúde em Soledade
As Psicólogas Stéfani Pinheiro e Liliana Goergen, da Secretaria Municipal da Saúde de Soledade estão com atividades programadas em escolas municipais, como forma de conscientização do tema, até o final do mês.
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Conforme Stéfani, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens.
De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios. Segundo Stéfani, são diversos fatores que podem acarretar e levar uma pessoa ao suicídio, entre eles a depressão e conflitos familiares.
Foto: Divulgação