Recolhimento de lixo eletrônico arrecada diversas lâmpadas e eletrônicos em Soledade
Mais um recolhimento do lixo eletrônico ocorreu em Soledade. Desta vez a ação ocorreu no sábado, 07/07 no centro da cidade, no Palco Jesus Marodin, onde o local já é tradicional. O presidente da Associação Ambiental Sopro da Vida Luciano Chiarelli enfatiza os diversos materiais recolhidos, entre eletrônicos, pilhas, pneus e medicamentos. Só em lâmpadas foi em torno de 1.500. O presidente comenta sobre o recolhimento deste tipo de material, que nos bairros não tem funcionado e conclama os moradores e os presidentes de associações para que se mobilizem.
Luciano ainda salienta que os materiais recolhidos chegam de todas as formas e que a população deve tomar certo cuidado, no sentido destes utensílios, como lâmpadas fluorescentes quebradas, devido ao derramamento de mercúrio no meio ambiente, o qual é extremamente prejudicial.
Para concluir Chiarelli salienta que a atual legislação de política reversa não funciona bem, contudo com o trabalho que vem sendo incentivado por parte da associação com as empresas de Soledade, no sentido da arrecadação dos materiais inutilizados, esta sim tem dado certo.
O tradicional recolhimento do lixo eletrônico em Soledade é realizado várias vezes ao ano e conta com a colaboração inclusive do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Departamento de Meio Ambiente de Soledade.
Todos os materiais recolhidos são encaminhados à empresa Ambiservice, localizada em Caxias do Sul.
Fonte, fotos e reportagem: Leticia Nunes/Rádio Soledade