Vacinação contra a gripe é prorrogada até 22 de junho
Prossegue até a próxima sexta-feira, 22 de junho a vacinação contra a gripe em todo Estado do RS. Em virtude da greve dos caminhoneiros ter ocorrido em meados do mês de maio esta prorrogação se fez necessária e inclusive devido aos 44 casos investigados e 22 confirmados no estado até o momento, é que pessoas entre os 50 e 59 anos e crianças menores de 10 anos foram incluídas para a imunização. A enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica no município de Soledade Marina Piovesan enfatiza a necessidade das pessoas tomarem a dose.
Piovesan informa que da meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 90%, até agora se atingiu em Soledade em torno de 81%, ou seja, das 7 mil pessoas mais de 5 mil foram imunizadas, sendo as crianças menores de 10 anos o grupo mais preocupante, atingindo os 67%.
Além da vacina, Marina alerta a população para que mantenha os conhecidos cuidados de combate a gripe, como: evitar lugares fechados e com aglomerado de pessoas, ao tossir e espirrar proteger nariz e boca, lavar constantemente as mãos e fazer uso do álcool gel. Pode-se acrescentar a ingestão diária de vitamina C.
Lembrando que o RS já registrou uma morte por vírus da gripe H1N1, o qual a vacina também protege o contágio. Uma mulher de 32 anos, moradora de Lajeado e que estava hospitalizada em Porto Alegre e que não foi imunizada. Ela não compõe nenhum dos grupos de risco, porém acredita-se que poderia ser acometida por alguma comorbidade, levando assim a paciente a imunização.
No player acima a entrevista.
Fonte e reportagem: Letícia Nunes/Rádio Soledade Foto: ASCOM Prefeitura de Soledade