Buscando apresentar as potencialidades da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Parque Tecnológico do Agronegócio e Agroenergia (TecnoAgro), o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, recebeu a reitora da Universidade, Bernadete Dalmolin, e representantes do município de Passo Fundo, nesta sexta-feira (31/3).
O objetivo é uma aproximação maior entre o meio acadêmico e o governo do Estado na prospecção de novos projetos e ideias, além do uso de novas tecnologias, que possam fortalecer a agricultura do Rio Grande do Sul.
O secretário Feltes destacou que a UPF tem grande reconhecimento e capacidade técnica e que a Secretaria “tem interesse em estreitar a relação e se utilizar do conhecimento científico e prático que a Universidade detém em prol de projetos que melhorem ainda mais a agricultura do Estado”.
O diretor-presidente do TecnoAgro, Evandro Martins, e o diretor técnico, Fernando Pilotto, apresentaram alguns projetos em execução pelo Parque, como o sistema israelense de irrigação subterrâneo, o projeto de amônia verde e o controle sanitário do tifo aviário.
Para a reitora, o TecnoAgro vem para fortalecer e orquestrar todos os segmentos e desenvolver novas tecnologias. “Temos uma região com grande capacidade, mas precisamos pensar juntos as prioridades que também são do Estado. Nosso propósito maior é unir forças e usar a expertise de cada um para fazer o processo acontecer, além de estimular e reter que nossos talentos continuem a atuar no Rio Grande do Sul”, enfatiza Bernadete.
O TecnoAgro tem a finalidade de congregar os setores acadêmico, empresarial, governamental e da sociedade civil para promover a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico. Entre seus pilares de atuação estão a energia renovável, a conectividade, as culturas de inverno, a agrondústria, os bioinsumos e máquinas, implementos, robótica e automação.
Também estiveram presentes o secretário de Agricultura de Passo Fundo, Cristiam Thans; o vereador do município e procurador do Estado, Rodinei Candeia; o diretor-geral adjunto da Seapi, Clair Kuhn; e o assessor do gabinete, Antônio Carlos Ferreira Neto.