>> ESTADO | Progressistas confirmam deputado Adolfo Brito para presidência da Assembleia em 2024
Em reunião com a participação dos deputados e o presidente do Partido Progressista, Celso Bernardi, foram definidas participações dos parlamentares e confirmadas indicações para as três Secretarias no segundo governo de Eduardo Leite.
O deputado Frederico Antunes volta à liderança do Governo na Assembleia a partir de fevereiro; na Secretaria de Desenvolvimento Econômico permanece o deputado Ernani Polo; na Secretaria de Turismo assume o ex-deputado estadual e federal Vilson Covatti; e na Secretaria de Apoio aos Municípios, Salmo Dias, ex-presidente da Famurs.
Na Assembleia a liderança da Bancada será do deputado Guilherme Pasin, ex-prefeito de Bento Gonçalves; já na liderança partidária, será a deputada Silvana Covatti, enquanto Frederico Antunes deverá presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e o ex-prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, será o presidente da Comissão de Assuntos Municipais.
O deputado Adolfo Brito, que está iniciando o oitavo mandato, será o 1º secretário da Mesa Diretora em 2023 e assumirá a presidência da Assembleia Legislativa em 2024.
Como nas últimas Legislaturas, a presidência será compartilhada entre as quatro maiores bancadas. Assume a presidência no próximo dia 31 de janeiro, o deputado Vilmar Zanchin (MDB); o deputado Adolfo Brito assume pelo Progressistas em 2024; já o deputado Pepe Vargas (PT) assume em 2025 e, em 2026, será a vez da bancada do Republicanos, que ainda não definiu qual o deputado que irá ocupar o cargo.
Falando a respeito, Brito declarou que será uma grande responsabilidade assumir a Mesa Diretora do Parlamento, mas acredita que com uma boa equipe e auxílio da bancada, poderá realizar um bom trabalho em prol da comunidade gaúcha.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dep. Adolfo Brito