Sábado, 10 de Dezembro de 2022
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
33°
17°
17°C
Soledade/RS
Tempo nublado
No ar: Programa de sábado 1
Ao Vivo: Programa de sábado 1
Notícias

Prefeitos e técnicos da Famurs realizam missão internacional com foco no desenvolvimento de parcerias estratégicas e atração de investimentos para os municípios gaúchos

Prefeitos e técnicos da Famurs realizam missão internacional com foco no desenvolvimento de parcerias estratégicas e atração de investimentos para os municípios gaúchos
14.11.2022 15h46  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

Um grupo de prefeitos, técnicos e lideranças da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) vai para Barcelona, na Espanha, com o foco em atrair investimentos e desenvolver parcerias estratégicas nas áreas de inovação, indústria criativa, meio ambiente, transporte, turismo e educação. A experiência começa nesta segunda-feira (14/11), onde o grupo participa do Smart City Expo World Congress 2022 – o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, em Barcelona.

Segundo a organização do Smart City Expo World Congress 2022, o evento contará cum público estimado de 24 mil visitantes, de 700 diferentes cidades, mais de 1.000 expositores e 400 palestrantes, alcançando pessoas de 140 países. Além disso, a comitiva fará uma série de visitas a empresas ligadas ao setor da indústria, do transporte urbano, de telecomunicações e tecnologias digitais. A missão se estende até a sexta-feira (18/11).

A missão Internacional da Famurs é composta pelo presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, o coordenador de Turismo e Agricultura da federação, Mário Nascimento, e o coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos.

Conforme o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, a missão vai servir para a geração de diversas oportunidades para os municípios gaúchos. “Temos mergulhado na pauta da inovação durante a nossa gestão da Famurs. A missão será fundamental para observarmos cases que poderão ser implementados em nossos municípios gaúchos. São exemplos que podem ser transformados em boas oportunidades para os nossos 497 municípios. Vamos em busca de oportunidades em nossa pauta de inovação. Queremos promover acordos técnicos na área científica, tecnológica e empresarial na Espanha”, ressalta o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

A comitiva municipalista gaúcha será recepcionada pelo engenheiro de telecomunicações e doutor em ecossistemas de inovação Josep Miguel Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona, um parque de inovação de aceleração de serviços para startups.

Para o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, participar do congresso representa uma certeza, mas também uma oportunidade. “Campo Bom é um polo tecnológico com o Feevale Tech Park e grandes empresas de tecnologia. Nosso objetivo é consolidar Campo Bom como uma cidade que respira tecnologia. Um centro tecnológico está sendo projetado e essa visita com certeza dará possibilidade de agregar conceitos modernos a essa estrutura.
É o indicativo de que estamos no caminho certo, garantindo qualidade de vida aos campo-bonenses, além de chance de conhecer novos projetos que podem nos ajudar a avançar ainda mais”, detalha o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

Os painéis do evento tem o objetivo de promover a discussão do uso cada vez mais eficiente dos recursos financeiros municipais, humanos e naturais, criando assim cidades inteligentes e sustentáveis. Diversos nomes vão passar pelo congresso como o ex-prefeito de Barcelona, Jordi Hereu; o prefeito de Kiev, capital da Ucrânia, Vitaliy Klychko; a prefeita de Banjul, capital da Gâmbia, Rohey Malick Lowe; entre outros.

Para o Vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, a missão vai servir para a vinda de novos cases para o município da região central do Estado.

“Santa Maria está em um processo evolutivo para se tornar uma cidade inteligente, o que não significa apenas acesso e uso de novas tecnologias. Estamos falando de uma cultura em transformação. O próprio Distrito Criativo Centro-Gare é uma proposta que conversa muito com o conceito de cidades inteligentes, pois é um ambiente que busca a inclusão e a interação entre as pessoas, de uma forma sustentável e criativa”, explica Rodrigo Decimo.

Piqué garante que Barcelona é um “case a ser vivenciado”, já que, segundo ele, o 22@ – o distrito criativo da cidade – representa um marco na transição para uma nova era do conhecimento, na qual “inovação e tecnologia são os grandes propulsores no desenvolvimento da cidade e das vidas dos seus cidadãos”.

“O conceito Smart City (cidade inteligente) deixou de ser uma tendência e passa a ser a visão estratégica das cidades do futuro e dos governantes que avançam em direção ao uso mais racional e eficiente dos recursos naturais, humanos e financeiros, objetivando uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos”, comentou o Piqué, um dos organizadores do evento.

A primeira atividade prevista para depois da recepção será na Câmara de Comércio de Comércio Brasil – Catalunha, na tarde de segunda-feira (14). Na ocasião, serão abordadas práticas de gestão inteligente e oportunidades de negócio, entre outros temas voltados a soluções de demandas da população.

Na lista de empresas estão a Indra, multinacional espanhola que oferece serviços de consultoria em transporte, defesa, energia, telecomunicações, serviços financeiros; a Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), que conta com serviços de ônibus urbano e metrô; a Tersa, especializada em gestão de serviços ambientais; a Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, de mobilidade sustentável no setor ferroviário; a Dfactory, de promoção e apoio aos desenvolvimento da indústria 4.0 (de automação e dados); a Port de Barcelona, dedicada aos portos; e a Tech Barcelona, associação privada que trabalha para fortalecer a cidade catalã no cenário digital e tecnológico internacional. Algumas dessas agendas têm horários semelhantes e, portanto, os gestores optarão por uma em detrimento da outra.

Conforme o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, é fundamental o gestor estabelecer contatos que possam gerar desenvolvimento. “Será uma grande para avançarmos ainda mais em Bagé. Vamos estabelecer relações com empresas e captar novas oportunidades para a nossa cidade de Bagé. Espero trazer novos empregos, novas empresas e aprimorar ainda mais os pilares de desenvolvimento de nosso município”, afirmou Divaldo Lara.

Barcelona é o 5º maior hub de startups da União Europeia, segundo ranking da StartupBlink, uma das mais prestigiadas consultorias internacionais especializadas na análise de ecossistemas de startups. A cidade fica logo atrás de Paris, Berlim, Estocolmo e Amsterdã.

O coordenador de Turismo e Agricultura da Famurs, Mário Nascimento, ressalta a importância do desenvolvimento de relações em Barcelona. “Teremos a chance de conhecer os cases mais modernos na questão da inovação. Vamos buscar aprofundar e absorver grande conhecimento. E estabelecer contatos de empresas que podem inclusive vir a se instalar aqui no Rio Grande do Sul, beneficiando os municípios gaúchos”, esclareceu Mário Nascimento.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.