Agricultores participaram na sexta-feira (01/10) de um Dia de Campo sobre Apicultura. A atividade, realizada na comunidade de Várzea dos Camargos, no município de Passo do Sobrado, teve como objetivo apresentar de forma clara e objetiva os manejos apícolas e integrou as ações da Chamada da Diversificação ao Tabaco da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e executada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A programação contou com quatro estações que abordaram os temas Equipamentos apícolas e oportunidades de mercado, Instalação de apiários, equipamentos e utensílios, Pastagem e alimentação e Manejo para alta produtividade. Integrante da Chamada de Diversificação ao Tabaco, o apicultor Élio Rodrigues participou do dia de campo. Na propriedade da família, localizada na comunidade de Serro dos Cultivados, existe atualmente 20 caixas de abelhas, com uma produção de mel de 350 a 400kg por ano. “Fiquei surpreso com as atividades hoje. As dúvidas estão sendo tiradas, uma atividade muito bem organizada. A atividade prática foi o que mais me interessou. Já participei de várias atividades teóricas sobre o tema, mas a prática foi muito boa”, ponderou.
No município de Passo do Sobrado, segundo dados da Emater/RS-Ascar, são estimados mais de 60 apicultores e cerca de 900 colmeias, com uma produção de mel de 20 toneladas ao ano.
A extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar, Ana Claudia Miotto, destaca a participação dos agricultores na atividade. “O evento superou nossas expectativas. Nosso foco era os agricultores do município, mas tivemos a participação de agricultores de outros municípios, tornando o evento regional. Além disso, tivemos um público mesclado, desde o apicultor iniciante até os mais experientes”, avaliou.
Abertura
Além de agricultores participaram da atividade o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thisen, o secretário municipal de Agricultura, Juliano Diceti, o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar José Claudio Secchi Motta, e o coordenador estadual da Chamada de Diversificação ao Tabaco na Emater/RS-Ascar, James Roth. “A apicultura é uma atividade cativante e quanto mais tecnificada, mais resultado financeiro pode trazer. E isso é o importante quando a gente pensa em diversificação”, destacou Motta.
Em sua fala, o prefeito valorizou a participação dos agricultores na atividade. “A presença de todos aqui demonstra o envolvimento da comunidade e o aprendizado. A cultura do fumo é uma cultura boa, mas a gente precisa aprender a ter outras fontes de renda. Estão de parabéns por estarem aqui para aprender, buscar novos conhecimentos e tentar diversificar a propriedade de vocês”, frisou Thisen.
A participação das lideranças durante toda a atividade também foi destacada pelo agricultor Élio Rodrigues. “Estou surpreso com a presença do prefeito que vestiu o macacão e participou conosco. É muito interessante quando as autoridades se propõe a ajudar e também a participar conosco”, ponderou.
O Dia de Campo sobre Apicultura foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Passo do Sobrado, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do Apiário Sehnen.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro