Projetos e Seguro Agrícola são temas de reuniões entre Emater/RS-Ascar e Banrisul
Extensionistas rurais da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade e profissionais do Banrisul estiveram reunidos virtualmente na manhã desta sexta-feira (05/03) para nivelar informações sobre o encaminhamento de projetos de custeio e investimento e perícias do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e promover a aproximação entre os profissionais das instituições.
Participaram da atividade os superintendentes do Banrisul Fouadi Said e Clodemar Borasca, os gerentes de agronegócios Sérgio Sanzovo, Elto Pitol e Baltazar Cardoso, o gerente executivo de expansão de negócios, Juliano Bernardi e o analista de negócios, Décio Arruda. Representando a Emater/RS-Ascar participaram os gerentes regionais Lúcia Souza e Carlos Corrêa da Rosa, os extensionistas rurais Célio Colle e Olívio Pedro Faccin, além de técnicos dos 39 escritórios municipais que integram a região administrativa de Soledade.
Entre os temas abordados durante a reunião constaram os projetos de custeio agrícola, principalmente da safra de verão, e os encaminhamentos dos projetos de custeio e de investimento, os fluxos entre as instituições e orientações a serem repassadas aos produtores antes de iniciar o plantio da safra para que eles futuramente não percam o direito ao Proagro. “Além disso, os extensionistas puderam fazer sugestões e trocar informações com os profissionais do Banrisul para facilitar a operacionalização do crédito rural, ressaltada a importância da aproximação entre as instituições, beneficiando o produtor e dando maior agilidade aos projetos”, explica Faccin.
As reuniões tiveram início em fevereiro e serão realizadas nas 12 regiões administrativas da Emater/RS-Ascar, contemplando extensionistas rurais de todos os municípios gaúchos. “É a primeira vez que ocorre essa atividade envolvendo todos os escritórios da Emater, divididos por regional. Isso está gerando maior participação e aprofundando as discussões entre os profissionais”, avalia Faccin.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro