O Rio Grande do Sul teve um aumento de 27,3% no número de homicídios registrados em outubro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (13) pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, foram 149 ocorrências no mês passado, ante a 117 em outubro de 2019.
O total de vítimas também subiu. Foram 157 em outubro, 28,7% a mais do que as 122 do mesmo mês do ano passado. Para o coronel Rodrigo Mohr, comandante-geral da Brigada Militar (BM), homicídios específicos envolvendo uma organização criminosa da Serra elevaram a taxa geral do estado.
“A partir daquele confronto, voltou aos números normais e até abaixo. À medida que foi feito um trabalho de inteligência pela BM e pela Polícia Civil, se focou na causa, nesses criminosos, e tivemos em 10 dias de novembro uma redução significativa. Um surto decorrente deste grupo criminoso em Caxias, Farroupilha, Bento, todas tiveram ocorrências. Até o dia 12, teve um apenas”, afirma.
Considerando o acumulado do ano, os números mostram que houve uma leve redução de 2,5%. Nos 10 primeiros meses de 2019 foram 1.386 homicídios, índice que caiu para 1.351 até o 10º mês deste ano.
O número de pessoas vitimadas por este tipo de crime também baixou. Foram 1.492 vítimas de assassinatos nos primeiros 10 meses de 2019 e 1.439 até agora, em 2020, uma redução de 3,6%.
Outro tipo de crime que tem alta é o latrocínio, que se caracteriza quando o roubo é seguido de morte. Foram cinco no último mês, sendo que, em outubro de 2019, apenas dois foram registrados. O número de vítimas é o mesmo.
Baixa em crimes patrimoniais
Em contraste às elevações nos crimes contra a vida, os crimes patrimoniais apresentam uma redução significativa em quase todos os itens.
Os roubos de veículos, por exemplo, baixaram mais de 40,1% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 481 no último mês e 804 em outubro de 2019.
No acumulado dos 10 meses também houve diminuição: de 9.478, em outubro de 2019, baixou 26% e atingiu 7.013 veículos roubados em outubro de 2020.
A redução nos furtos a veículos é semelhante: 33,4%, na comparação entre outubro deste ano e do ano passado, e 26,6% no acumulado dos 10 primeiros meses de 2019 para 2020.
De acordo com o governo do RS, as diminuições estão ligadas ao foco territorial empregado pelo programa RS Seguro, que busca combater crimes nos municípios em que eles mais ocorrem, com base no monitoramento mensal realizado pela Gestão de Estatística em Segurança.
O roubo de veículos, ao lado dos crimes violentos letais intencionais e do roubo a pedestre, compõe o grupo de indicadores fixos de avaliação nos 23 municípios priorizados pelo programa.
Segundo o comandante-geral da BM, a atuação no combate ao roubo e à receptação de veículos roubados tende a reduzir gradativamente este tipo de crime.
“Um tempo atrás, era quase como o roubo de celular. Você rouba e tem alguém pra comprar. Pessoas sem antecedentes pegando carro roubado. Virou um comércio, e estamos conseguindo debelar com a prisão e trabalho de inteligência tanto de quem rouba como o receptador”, diz o coronel Mohr.
Fonte: G1/RS