Um dos temas mais polêmicos e complexos do momento, no Estado, a Reforma Tributária, foi pauta de debate, na quarta-feira (5/8), em evento do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Na reunião virtual “CRC ao vivo com Você”, a presidente da entidade, Ana Tércia Rodrigues, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Márcio Schuch Silveira, discutiram as principais linhas do projeto do governo gaúcho com o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, e com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.
Indagado por Ana Tércia sobre competitividade e setores mais atingidos pela reforma, o secretário da Fazenda disse que não há um setor mais atingido, há uma redistribuição da carga tributária – a proposta prevê, por exemplo, que todas as famílias passem a pagar menos ICMS em relação ao que pagam hoje, especialmente, as de baixa renda, que terão a devolução de parte do ICMS. Marco Aurélio explicou, ainda, que o projeto tem um olhar estruturante e procura alcançar diferentes objetivos, com foco em uma tributação mais voltada à competitividade do que ao cunho meramente arrecadatório, promovendo mais justiça tributária e equilíbrio fiscal.
O vice-presidente Márcio Schuch reforçou a importância da simplificação das obrigações, para que se justifique a contabilidade e para o desenvolvimento econômico. De acordo com o subsecretário da Fazenda, a simplificação das obrigações também é um dos focos da reforma. Ricardo Neves Pereira salientou a fundamental colaboração dos profissionais da contabilidade no que se refere ao estudo de um modelo mais simples.
O vídeo com o detalhamento de tópicos da Reforma Tributária esta disponível na TVCRCRS – Youtube link https://www.youtube.com/c/TVCRCRS/videos