A Dengue não é uma doença que devemos nos preocupar somente no verão. O mosquito está presente em todos os bairros de nosso município, mesmo com as baixas temperaturas. A Secretaria da Saúde de Soledade, preocupada com a presença do mosquito e com a presença da doença já em cidades vizinhas, intensificou o trabalho no combate a dengue.
A Secretária da Saúde realiza diariamente uma série de ações visando o combate às endemias, principalmente pelo fato de que cidades da região têm registro de casos de dengue. As Equipes realizam um trabalho de orientação e eliminação de criadouros do mosquito. Além de inspeções em residências, é feita a vistoria em pontos estratégicos.
As atividades vêm sendo realizadas bairro a bairro. “Estamos em transição entre o bairro Primavera e o Botucaraí. Como somos em poucos para fiscalizar continuamos dependendo dos cuidados de cada habitante, pois levamos até três meses para visitar toda a cidade”, frisa Gabriel Colombo Dalbosco, Agente de Combate a Endemias em Soledade.
De acordo com Colombo o trabalho é basicamente de abordagem e conscientização, eliminando os possíveis focos. Durante as visitas, os profissionais de saúde orientam os munícipes a seguirem os cuidados necessários: nunca deixar ao ar livre qualquer recipiente que possa acumular água, manter a limpeza de terrenos e quintais em dia, colocar areia até a borda dos vasos de planta, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, acondicionar pneus em locais cobertos, limpar e trocar a água de bebedouros de animais, protegerem ralos pouco usados com tela ou jogar água sanitária.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, perda de paladar e de apetite, náuseas e vômitos, cansaço e erupções e manchas avermelhadas pelo corpo.