Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
29°
16°
16°C
Soledade/RS
Parcialmente nublado
Ao Vivo:
Geral

Farmácia Municipal e Sala de Vacinas inauguram novas instalações em Soledade

Farmácia Municipal e Sala de Vacinas inauguram novas instalações em Soledade
14.11.2019 08h56  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

Na manhã desta quarta-feira, 13/11, aconteceu o ato de inauguração das novas instalações da Farmácia Municipal e a Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, que a partir de agora funcionam em novo local, no Centro Comercial João Arno, ao lado do SUS Central.

Essa modernização nas instalações foi possível após dois anos de trabalho intenso, desde a criação do sistema informatizado em 2017 até a adesão do Qualifar SUS em dezembro de 2018; programa do Ministério da Saúde, aderido pela Secretaria Municipal, programa este, que possibilita a estruturação das farmácias. Deste modo, R$ 45.654,00 foram concedidos à Soledade para organização e estruturação da assistência farmacêutica. Segundo o secretário da saúde de Soledade, Diego Vidaletti, esta verba poderia ser usada somente para este fim, portanto tomou-se a decisão de melhorar a prestação deste serviço, além disso, o programa disponibiliza um valor mensal para custeio desta estrutura, valores estes que não podem ser utilizados na compra de medicamentos.

“Caso fosse realizada uma reforma na antiga estrutura, tanto da farmácia, bem como da sala de vacinas, o custo seria muito elevado, optamos por alugar as quatro salas do prédio recém construído ao lado do SUS Central, buscando maior conforto e comodidade para os que utilizam diariamente estes espaços”, apontou o secretário. Além disso, Diego Vidaletti lembrou que o recurso mensal previsto pelo programa, de R$ 6 mil mensais, será utilizado no pagamento deste aluguel, não havendo custo aos cofres públicos municipais.

Diego Vidaletti comentou ainda que em breve, será disponibilizado nos ESFs a possibilidade de retirada de medicamentos controlados. “Atendemos mais de 7 mil pessoas por mês na Farmácia do Sus Central, estamos buscando alternativas para descentralizar os atendimentos. Através da organização de uma escala, a farmacêutica irá até os bairros e fará a dispensação também de medicamentos controlados, não precisando as pessoas se deslocarem até o Centro”, informa.

O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo comemorou o grande passo dentro da Secretaria da Saúde. “São instalações adequadas, e que apresentam condições dignas tanto para aqueles que trabalham, como para aqueles que necessitam deste atendimento, e que certamente irão melhor acolher a todos”, concluiu. Os dois espaços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h 30min às 11h 30min e das 13h às 17h.

Texto e Foto: ASCOM/Prefeitura de Soledade

Imagens
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.