Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
Telefone: (54) 3381.1550
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
29°
20°
28°C
Soledade/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Geral

Raiva herbívora continua levando bovinos a morte no interior de Soledade

Raiva herbívora continua levando bovinos a morte no interior de Soledade
12.04.2019 14h23  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

A raiva herbívora continua levando bovinos a morte no interior. No município de Soledade existe um foco principal, as localidades de Margem São Bento e São Sebastião, que até o momento já contabilizaram a morte de 50 animais.

Isadora Corrêa, Chefe  da Inspetoria Veterinária, ressalta que o vírus leva em torno de 90 dias para manifestar sinais clínicos, e alerta aos produtores que a vacinação nos lugares em que já existe o foco pode não obter resultados. Já para os produtores fora de foco, é importante ter precaução, e lembrar que a vacina tem duas doses.

Segundo a veterinária, um número significativo de produtores tem buscado a vacina contra a raiva junto as agropecuárias. A escolha de imunizar ou não seu rebanho é do produtor, pois não é obrigatória. Atualmente a única vacina exigida é contra a Aftosa.

A região do Botucaraí também tem sido afetada pela raiva, tendo um caso confirmado no interior de Ibirapuitã. A Inspetoria ainda espera pelo resultado de mais laudos.

Os emissores da raiva herbívora são os morcegos hematófagos, que carregam o vírus da doença. Para que ocorra a transmissão é necessário o contato da saliva com o sangue, porém os mesmos também acabam morrendo por carregarem o vírus.

Na ocorrência de novos casos a Inspetoria Veterinária deve ser comunicada.

Foto:Rádio Sobradinho

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.