Representantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) visitaram o município de Soledade na última sexta-feira, 07/12. O prefeito de Soledade Paulo Ricardo Cattaneo apresentou a proposta de candidatura do município à cidade educadora e inteligente.
O encontro ocorreu na Prefeitura, com a participação do presidente do Poder Legislativo, Sérgio Rodrigues da Silva, da vice-prefeita Marilda Borges Corbelini, de vereadores e lideranças locais. Além disso, também foi realizada uma palestra sobre o tema cidades educadoras e inteligentes, conduzida pelo coordenador da Divisão de Extensão da UPF e coordenador do programa de extensão UniverCidade Educadora, professor Dr. Marcio Tascheto, e pelo coordenador do projeto Cidades Inteligentes, professor Dr. Roberto Rabello.
Participaram da visita, além dos professores, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, e a coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão e Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE), Dra. Eliara Levinski.
De acordo com o professor Tascheto, a proposta tem como objetivo o desenvolvimento do município de Soledade por meio da candidatura ao título de Cidade Educadora e Inteligente, com apoio e assessoria da UPF, visando a uma maior efetividade das políticas públicas e do envolvimento da UPF com a comunidade. Ainda segundo o professor, a aprovação do projeto de lei que viabiliza a candidatura de Soledade a Cidade Educadora e Inteligente deverá ser discutida e aprovada na próxima segunda-feira, dia 10 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Soledade. Posteriormente, será encaminhada a candidatura para a Associação Internacional das Cidades Educadoras AICE e a Rede Brasileira das Cidades Inteligentes.
Para o prefeito Paulo Cattaneo,é preciso pensar o futuro de Soledade, para que tenhamos uma cidade cada vez melhor para se viver, utilizando-se todos os recursos possíveis de tecnologia e modernidade.
A vice-prefeita Marilda Borges Corbelini, ressaltou o trabalho conjunto que vem sendo realizado pela Administração Municipal para melhorar o município em todos os aspectos.
A diretora geral da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, Adria Brum de Azambuja, destaca que não é algo que surgiu agora, é uma construção de vários anos com ações que colocam Soledade na condição de ser uma cidade educadora e inteligente.
Segundo José Giovanoni, responsável pelo departamento de informática de Soledade, “a ideia da organização é trazer uma visão mais objetiva sobre a questão da tecnologia sobre a educação e também sobre o processo de gestão da educação”.
Fotos: Cláudio Rodrigues/Rádio Soledade