Quarta-feira, 11 de Março de 2026
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
28°
21°
21°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

Reconhecimento de paternidade socioafetiva é registrado no Cartório Joana Malheiros

Reconhecimento de paternidade socioafetiva é registrado no Cartório Joana Malheiros
04.06.2018 08h56  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

A reportagem da Rádio Soledade, acompanhou de perto o reconhecimento de paternidade socioafetiva em cartório, onde o senhor Olmiro Nunes dos Santos (pai), 78 anos, que reconheceu como filho o senhor Josil Nunes dos Santos (filho), 56 anos, que tinha entre 6 e 7 anos, quando passou a conviver diretamente com Olimiro, tendo ele como figura paterna.

Hoje, o senhor Olmiro reside e está sob cuidados de Josil, tendo em vista sua idade avançada.

Conforme a Lei

Já era firme em nosso sistema a possibilidade de o Poder Judiciário reconhecer a “paternidade socioafetiva”. Traduzindo: aquele que cria, dá amor, educa, ao longo do tempo, poderia obter, por sentença, o reconhecimento oficial da paternidade (ou maternidade), mesmo não sendo o genitor (biológico).

O Provimento 63, de 14 de novembro de 2017, do CNJ, publicado em 17 de novembro de 2017 (Diário da Justiça – CNJ – Edição no 191/2017) disciplina o RECONHECIMENTO DO FILHO SOCIOAFETIVO diretamente em Cartório, ou seja, independentemente de sentença judicial.

 Foto: Glauber Silveira/Rádio Soledade

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.