Projeto Exposol na Terra de Criança Preciosa vai premiar alunos de Soledade
Envolver os alunos do sistema municipal, estadual e privado de Soledade com a maior Feira de joias e pedras preciosas da América Latina e maior multissetorial do interior do Estado. Este é o propósito do projeto “Exposol na Terra de Crianças Preciosas”, que vai premiar cinco estudantes com uma poupança no Sicredi, no valor de R$ 600,00 cada.
O objetivo é divulgar e valorizar a Feira como agente propulsor do desenvolvimento local e regional, suas atividades econômicas, sociais e culturais. Da mesma forma, a iniciativa procura incentivar o hábito da pesquisa, da leitura e da escrita entre os participantes e suas famílias.
Podem participar todos os alunos do Sistema Municipal de Ensino, da rede privada de Soledade e da estadual na abrangência da 25ª CRE que estejam cursando, no ano corrente, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Os estudantes do 1º ao 3º ano devem elaborar um desenho e os alunos do 4º e 5º ano uma redação com no mínimo 8 e no máximo 15 linhas, ambos relacionados à Exposol. Cada instituição de ensino deve pré-selecionar um desenho/redação por turma participante, totalizando cinco finalistas de cada ano.
O prazo para entrega dos trabalhos é até o dia 7 de abril, sendo que a comissão organizadora se reunirá no dia 25/4 para avaliar. O resultado final será divulgado no dia 28 de abril, às 15h, durante a Exposol.
A análise dos trabalhos será realizada por um professor habilitado na área de artes, outro na área de língua portuguesa e dois pedagogos (que não tenham vínculos com as escolas participantes).
Os critérios para escolha dos desenhos premiados serão autenticidade, criatividade e relação com o tema. Já para as redações serão adequação ao tema, criatividade, correção ortográfica, coerência e coesão.
O projeto “Exposol na Terra de Crianças Preciosas” é uma parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul representado pela 25ª CRE, a Prefeitura Municipal de Soledade representada pelas Secretarias de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) e Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (SEMICT), a Rede Privada de Ensino de Soledade, a Associação Pró-Desenvolvimento do Município de Soledade (APROSOL) e o Sicredi.