Os extensionistas da Emater, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), intensificaram, na semana passada, as ações no Parque da Expoagro, em Rio Pardo. Considerada a maior feira voltada à agricultura familiar no Brasil, a Expoagro Afubra acontece entre os dias 21 e 23 de março, em Rincão del Rey, no km 161 da BR-471, no município de Rio Pardo, com visitação das 8h às 18h.
Presente desde a primeira edição da Expoagro Afubra, o Espaço Casa da Emater contará, em 2017, com 17 espaços temáticos preparados para difundir ideias e práticas aos produtores rurais. Com o tema ‘A energia do campo: agricultura familiar e sustentabilidade’, a Emater tem como objetivo trazer tecnologias alternativas, como o uso da energia solar em diversos espaços de produção e do sistema agroflorestal, envolvendo renda, preservação e consciência ambiental.O presidente da Emater, Clair Kuhn, ressalta que a feira apresenta tecnologias do ponto de vista do pequeno agricultor e a Emater tem o papel fundamental de trazer para a feira tecnologias já existentes, bem como captar novas ideias para levar aos agricultores. “Tão importante quanto levar a tecnologia, é trazer os agricultores e proporcionar a troca de ideias, despertar o espírito empreendedor para que o agricultor aplique na sua propriedade rural. Nosso corpo técnico realiza um trabalho extraordinário e com grande qualificação”, destaca.
Durante os três dias da feira, o público visitante poderá encontrar no Espaço Casa da Emater assuntos referentes à agroindústria familiar, apicultura, avicultura colonial, artesanato rural e turismo rural, bovinocultura de leite, cozinha didática, energia fotovoltaica, fruticultura, oficina de processamento de carnes, ovinocultura, piscicultura, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, segurança alimentar, solos, cooperativismo e associativismo, classificação e certificação e gestão sustentável.
Kuhn também lembra que o trabalho apresentado pela instituição na edição 2016 da Expoagro Afubra está sendo desenvolvido em todo o país. “No ano passado trouxemos os presidentes de todas as emateres do Brasil para conhecer a Expoagro e visitar o espaço da nossa Emater na feira e hoje, algumas das ideias e tecnologias que apresentamos aqui estão sendo implantadas em outros estados, beneficiando agricultores e gerando desenvolvimento”, finaliza.