Deputados e senadores cobram solução sobre pedágios na BR-386
Comitiva de deputados da Assembleia Legislativa do EStado foi recebida pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintell, nesta terça-feira (14) em Brasília. Os deputados cobraram o andamento das obras da BR-116, entre Porto Alegre e a zona Sul e alterações no modelo de pedágio proposto para a BR-386, no Rio Grande do Sul.
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Edegar Pretto (PT), junto com deputados e deputadas de diversas bancadas na Assembleia, da Câmara Federal e senadores, solicitou ao Ministro a ampliação dos prazos para discutir com as comunidades que serão cercadas com os pedágios. “Há dúvida também quanto a ampliação, duplicação e acessos aos municípios”, explicou Pretto. Outros pontos que preocupam os parlamentares gaúchos tratam do número de praças que serão instaladas entre Tio Hugo e Porto Alegre, a falta de transparência no cálculo das tarifas, consideradas altas, e o período de 30 anos do contrato com as concessionárias sem clareza nas contrapartidas. “Expressamos a inconformidade das regiões e, principalmente, que este modelo não serve para o RS”, alertou o presidente da Assembleia.
O ministro aceitou a sugestão de estudar a proposta para revisar os cálculos das tarifas, e se comprometeu em apresentar nos próximos dias os detalhes do plano de concessão que tratam das reivindicações entregues a ele.
Ao final, o presidente Edegar Pretto entregou ao ministro documento solicitando que sejam realizadas novas audiências públicas no estado para discutir a concessão de pedágios, e convidou Quintella para participar ou enviar representante na audiência pública sobre estradas e pedágios que será promovida no próximo dia 20, às 14 horas, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. “Tivemos, por parte do ministro, a aceitação para que sejam feitas mais audiências públicas e que poderão, inclusive, revisar o preço inicial das tarifas proposto pelo ministério”, explicou o parlamentar, destacando ser fundamental continuar ouvindo os usuários.