Falta de medicamentos para transplantados em Soledade gera preocupação nos pacientes
Após relatos feitos à Rádio Soledade de que estariam faltando medicamentos a pacientes transplantados no município, a reportagem foi verificar a denúncia, sendo constatada verdadeira.
Conforme a responsável pelo departamento de medicamentos especiais da secretaria da saúde, Andreia da Silveira de Lima, desde outubro do ano passado o Governo do Estado deixou de enviar boa parte da medicação destinada a transplantados em Soledade. São 12 pessoas que necessitam destes medicamentos, considerando ser uma questão de sobrevivência, 7 dias sem a medicação o órgão transplantado começa sofrer rejeição.
Ela comentou que o município tem buscado empréstimos junto ao Hospital São Vicente de Paulo e a PUC, oque ameniza, mas não resolve a situação. Outro ponto enfocado por Andreia é que há colaboração entre os pacientes, que acabam por emprestar um ao outro os medicamentos. ” Estamos fazendo um malabarismo, mas sempre falta. Inclusive já há transplantados hospitalizados devido a falta de medicamentos” diz.
Quanto a recursos e busca que pode ser feita pelos pacientes, Andréia ressalta, dizendo ser de direito do paciente procurar o ministério público ou defensoria para tratar sobre o assunto.
OUÇA A REPORTAGEM NO PLAYER ACIMA