Será Lançado na noite desta quarta-feira (07/12) o filme “Vozes Preciosas”. A produção faz parte do Programa de História Oral do Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo.
Segundo Bernardo Turella, que integra a equipe de organização do trabalho, o documentário irá mostrar entrevistas onde pessoas ligadas ao setor pedrista contam fatos que registram a importância histórica, economia e social das pedras preciosas para Soledade. Serão cerca de 30 minutos onde nove pessoas contam seus depoimentos. A proposta é produzir um documentário com a narrativa de diversos “personagens” da história do comércio e extração de pedras preciosas do município de Soledade.
Entre os entrevistados estão Eugênio Giovanella, Dione Dal Santo, Hélio Lodi, Juliano Tonezer, pessoas ligadas diretamente ligadas ao setor. “Ao produzirmos o material tivemos mais de sete horas de entrevistas, que foram sintetizadas em 30 minutos” diz Bernardo. Ele ainda comenta que está se trabalhando há cerca de um ano e meio no projeto que teve também como responsáveis pela produção o museólogo Fernando Pacheco e a historiadora Thainá Battesini Teixeira.
Turella também lembrou que este é um primeiro passo, mas que muito ainda pode ser feito para que a história da “Capital das Pedras Preciosas” fique registrada para o futuro.
O lançamento ocorre a partir das 19 HS, no auditório do Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.
OUÇA A ENTREVISTA NO PLAYER ACIMA