Assim como em outros municípios do Estado, a Polícia Civil deflagrou em Soledade na quarta-feira (23) a operação consumo seguro. A ação foi realizada com a participação direta da Vigilância Sanitária do município.
Conforme o delegado Guilherme Pacífico da Silva, foram duas equipes de policiais e fiscais atuando na operação que vistoriou 10 locais entre mercados, distribuidores de carne e restaurantes e resultou na apreensão de 104 quilos de carnes e outros produtos de origem animal( 77 kg de carne bovina e derivados e 27 kg de outros produtos) Os produtos tinham procedência mas não estavam devidamente conservados e armazenados.
Também conforme Pacífico, o trabalho terá prosseguimento e tem como foco principal o combate ao abigeato, crime constante em propriedades rurais de Soledade e região. Ele ainda teceu comentários positivos quanto ao trabalho da vigilância sanitária de Soledade pela atuação técnica e que também prima pela orientação aos estabelecimentos que são vistoriados. Outro ponto enfocado por Pacífico é a conscientização da comunidade para que busque comprar produtos devidamente dentro da lei e denuncie as autoridades casos suspeitos. O delegado tembém deu um recado a quem pratica o crime “Há uma determinação de nosso delegado regional para que foquemos este tipo de ação e assim faremos, envolvendo a vigilância, e todos os demais orgãos, pois só há quem comete abigeato porque há quem compra carne roubada. Nossa missão é garantir que a população tenha a sua disposição produtos de qualidade para um consumo seguro” finalizou.
A médica veterinária Nadiane Bertolini, que é coordenadora da vigilância sanitária, também avaliou positivamente a ação, lembrando que a operação é mais uma das iniciativas da vigilância sanitária, pois durante todo o ano são realizadas vistorias em mais de 700 estabelecimentos e diversas apreensões são realizadas.
Nadiane também colocou que há um trabalho educativo, sendo que além da fiscalização são realizadas orientações aos estabelecimentos. Tal ação já tem resultados, como um que foi evidenciado na operação “Um estabelecimento em que já havíamos realizado apreensão, após termos feito um trabalho de orientação, nesta oportunidade foi um verdadeiro exemplo, mantendo todos os produtos rigorosamente dentro da lei. Isso nos deixa felizes” pontua a veterinária.
As carnes que foram apreendidas foram levadas até um frigorífico da cidade onde foram retalhadas e inutilizadas através do produto creolina. Em seguida serão encaminhadas a uma fábrica para a produção de ração animal. Já os demais produtos, ficam armazenados junto a vigilância sanitária onde em breve serão incinerados juntamente com os demais itens que foram apreendidos pela vigilância sanitária neste ano.
AÇÃO NO ESTADO: Durante a Operação Consumo Seguro, os policiais fiscalizaram mais de 125 estabelecimentos comerciais no interior do Estado. A ação desencadeada pelo Departamento de Polícias do Interior (DPI), resultou na apreensão de mais de 12 toneladas de carne imprópria para consumo e outros produtos sem procedência, como ovos, laticínios, embutidos e remédios. Também foram apreendidos revólveres, grande quantidade de munição e material utilizado em carneadas.
OUÇA A REPORTAGEM COMPLETA NO PLAYER ACIMA