Urnas eletrônicas seguem sendo transportadas para os locais de votação em Soledade e região
Prossegue durante toda esta sexta-feira (30), o trabalho de transporte de urnas eletrônicas até os locais de votação na 54ª Zona Eleitoral. O transporte é feito por empresa contratada, com supervisão de servidores da Justiça Eleitoral.
Os equipamentos são transportados até os pontos de votação em veículos identificados como “A serviço da Justiça Eleitoral”. Ao longo desta sexta-feira, serão entregues urnas nos municípios de Soledade, Barros Cassal, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço e São José do Herval. Além de transportar as urnas, há o teste em cada local, onde é verificado se a urna está funcionando.
Em Soledade, são 73 seções eleitorais, distribuídas em 25 locais. Conforme estatística da Justiça Eleitoral, o eleitorado nos seis municípios de abrangência da 54ª ZE é de 47.698 pessoas que irão votar em 163 seções eleitorais.
As urnas ficarão em local seguro em cada ponto de votação e serão instaladas no domingo (02/10). Mas, antes de o primeiro eleitor ficar frente a frente com a urna eletrônica, em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos já terá ligado a máquina, entre 7h e 7h30, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório chamado “zerésima”.Esse relatório traz toda a identificação da máquina, comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há nenhum voto computado, ou seja, a urna tem “zero voto”. Após a impressão da zerésima, o presidente da seção, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.
Ao término da votação, às 17h, o presidente da seção eleitoral deve digitar uma senha na urna para encerrar a votação. Logo após, o equipamento emitirá cinco vias do boletim de urna, com os seguintes dados: total de votos recebidos por cada candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e aquantidade de eleitores que votaram na respectiva seção. O boletim e a zerésima são então encaminhados à junta eleitoral.
