Chefe do Cartório Eleitoral da 54ª ZE traz informações prévias às Eleições Municipais 2016
Às vésperas do pleito eleitoral municipal, algumas dúvidas surgem aos eleitores com relação aos requisitos de votação.
Neste ano, uma das alterações é com relação a prioridade em se apresentar um documento com foto na hora de votar. A Chefe do Cartório Eleitoral da 54ª Zona Eleitoral Beatriz Rodrigues da Silva falou com a reportagem sobre este assunto, enfocando que para participar do pleito é preciso levar um documento oficial e original com foto. Isso vale também para quem está inscrito nas seções em que foi implantado o sistema de biometria, aquele em que a confirmação do cadastramento é feita por meio da impressão digital. Ela ainda lembrou que embora a apresentação do título não seja obrigatória, é útil ter o documento em mãos caso o eleitor precise localizar a seção em que deve votar.
Outro caso comentado por Beatriz, é referente a identificação biométrica implantada nos demais municípios da 54ª ZE, sendo que nestes o procedimento é obrigatoriamente biométrico. Já em Soledade, haverá votação mista, sendo que os eleitores que já fizeram o cadastro biométrico junto ao cartório eleitoral, serão identificados biometricamente, já os que ainda não fizeram, terão a votação normal. “O eleitor que revisou biometricamente será identificado pelo sistema, já os demais, pelo método até então usado. Cabe lembrar que mesmo quem está cadastrado no sistema de biometria, deve também apresentar documento oficial com foto” lembrou a servidora da Justiça Eleitoral.
Um dos casos especiais é em Barros Cassal, onde há um grande número de pessoas não fizeram o cadastramento obrigatório, e tiveram seu títulos cancelados e com isso não poderão votar. Estas pessoas poderão regularizar sua situação a partir do dia 07/11 junto ao cartório.
Ainda na região da 54ª Zona Eleitoral há eleitores “conscritos” que são os jovens que estão servido ao exército, ou alguns que já cumpriram serviço militar e como a relação destes foi enviada à justiça eleitoral após a emissão dos livros de votação, os mesmos constam como suspensos, e com isso não poderão votar. “Alguns destes jovens já cumpriram o serviço militar mas a relação foi enviada pelos oficiais quando já estávamos com o cadastro fechado, eles não poderão votar, tendo que também após o dia 07/11 comparecer ao cartório eleitoral para regularizar sua situação” explica Beatriz.
Outra inovação nesta eleição é que onde há a identificação biométrica o número de tentativas de identificação, que era de oito no último pleito, foi diminuído para quatro tentativas. Neste sentido, como houve uma melhora no leitor das impressões digitais, a Justiça Eleitoral espera não ter problemas.
SESSÕES AGREGADAS:
Na entrevista, a Chefe do Cartório Eleitoral da 54ª Zona Eleitoral Beatriz Rodrigues da Silva, ainda lembrou que as sessões que foram agregadas na última eleição, permanecem como no pleito anterior. Ainda há o caso de algumas sessões que tiveram mudança de local, sendo elas.
SÃO JOSÉ DO HERVAL:
– As seções do Clube Comercial passam a funcionar na escola Érico Veríssimo
FONTOURA XAVIER: – As seções do Clube Flor da Serra passam a funcionar no ginásio da Escola Ernesto Ferreira Maia.
– As seções da Escola Esperandio Catto, passam a funcionar na Escola Elisabete Scalco
– A seção da localidade Ponte Tigela, passa a funcionar na Escola Elisabete Scalco
– A seção 146, passa da escola, para o ginásio do Instituto Ernesto Ferreira Maia.
– A seção do Salão da Comunidade São João do Gramado, passa a funcionar na Escola Jordão Pinto da Silva Neto.
OUÇA A ENTREVISTA NO PLAYER ACIMA
