Rádio Soledade AM

SAMU completa cinco anos de atuação em Soledade

Há exatamente cinco anos, passou a operar em Soledade o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU. Tendo como característica o atendimento de socorro 24 horas, é por meio do número 192 que é acionada a ambulância. Desde junho de 2011 até esta data, milhares de atendimentos foram feitos e muitas vidas foram salvas.
Conforme a coordenadora do serviço, enfermeira Andressa Portella, o serviço hoje conta com quatro duplas (quatro condutores e quatro técnicos de enfermagem) que se revezam nos atendimentos à comunidade. O SAMU ainda conta com duas ambulâncias. Ela também lembra que além dos atendimentos na cidade e no interior, o SAMU atende ocorrências de acidentes registrados em rodovias de Soledade e municípios da região. Além disso, ações educativas são feitas através do programa “Samuzinho” que leva orientações à crianças nas escolas.
A coordenadora do SAMU Soledade também frisa que a população precisa entender que o serviço é específico para atendimentos de emergência e também cita que o tempo de resposta ao chamado depende da Regulação do Serviço, que fica localizada na capital do Estado. (OUÇA A ENTREVISTA NO PLAYER ACIMA) 
O trabalho é árduo, as mudanças são constantes e os ajustes e melhorias são sempre necessários. Mesmo em meio aos problemas e as dificuldades comuns enfrentadas pelos profissionais de saúde, há sempre uma meta a ser atingida, que é atender cada vez melhor a população, levando socorro e conforto para quem precisa do SAMU.
O SERVIÇO: O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde o Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.
Ao ligar para o número 192, você estará ligando para uma Central de Regulação de Emergências Médicas que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone através de telemedicina. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. Em outras, a intervenção da equipe se faz necessária. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde quer que ele esteja, através de diferentes meios de socorro. A equipe presta atendimento já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo a possibilidade de sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço de estabilização mais próximo e adequado para a situação do paciente.
O SAMU 192 deve ser acionado nos seguintes casos:
– Acidentes / traumas com vítimas;- Choque elétrico;- Falta de ar intensa;- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);- Afogamentos e engasgo;- Intoxicação ou queimaduras graves;- Trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto;- Tentativas de suicídio;- Urgências psiquiátricas;- Vítima inconsciente;- Em casos de intoxicação exógena ou envenenamento;- Na ocorrência de maus tratos;- Crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito;- Acidentes com produtos perigosos;- Agressão por arma de fogo ou arma branca;- Soterramento, Desabamento;- Crises Convulsivas;- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. Não chame o SAMU para:
– Febre prolongada;- Dores crônicas;- Vômito e diarréia;- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;- Transporte de óbito;- Dor de dente;- Transferência sem regulação médica prévia;- Trocas de sonda;- Corte com pouco sangramento,- Entorses;- Cólicas renais;- Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
Nestes casos e em todos os casos que NÃO haja caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então ao hospital mais próximo.
 

Sair da versão mobile