Soledadense que vive em lar de idosos em Passo Fundo comemora 105 anos
”Ela sempre foi muito agitada, muito ativa. Não parava. Até a hora de dormir, sempre fazendo alguma coisa ou outra. Mas nada que atrapalhasse a Casa e a convivência com os demais residentes do Lar”, assim descreve o Supervisor da Obra Social São Vicente de Paulo, o Lar de Idosos Nossa Senhora da Luz. “Ela”, é a dona Maria Francisca Maciel da Silva, que no último domingo (22), completou mais um ano de vida. E com o passar do tempo, já se foram 105 aniversários. Natural de Soledade, a aniversariante nasceu no dia 22 de maio de 1911, e chegou ao Lar, em dezembro de 1992. Ainda, segundo o Supervisor do Lar, dona Maria é natural do interior do município de Soledade, e antes de vir morar na Casa, sua principal atividade era com a agricultura naquela região. Sem familiares por perto – sua única filha é falecida –, ela passa seus dias na companhia dos 50 idosos que moram no Lar.
A vivacidade dona Maria não perdeu, mesmo após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), há quatro anos. Entretanto, sua fala ficou comprometida, assim como seus movimentos, e por conta disso, ela não anda mais e passou a ser dependente de uma cadeira de rodas e dos cuidadores do Lar. Mas isso não foi nenhum empecilho para a festa com bolo, balões e parabéns acontecer. Os idosos, cuidadores e acadêmicos de Nutrição da Universidade de Passo Fundo, aplaudiram mais um ano de vida da dona Maria, na tarde de ontem (23). Sorridente, ela – a sua maneira –, cantou e comemorou o seu “parabéns”. “Durante os 52 anos de existência do Lar, somente duas idosas conseguiram alcançar essa idade”, destaca o Supervisor do Lar, Romeu Jacob Sauzen.
A obra socialO Lar foi fundado a partir do trabalho dos Vicentinos, que tem ampla atuação no município há cem anos. “Em 1964 foi construído um pavilhão para atender pessoas idosas. Em 1969, deu-se o nome de Abrigo Nossa Senhora da Luz. Com o passar dos anos, a Casa ficou bastante prejudicada pelo tempo. Então, na década de 1990, os Vicentinos recorreram a entidades e a sociedade de Passo Fundo e fizeram a reconstrução do pavilhão do prédio do Lar de Idosos”, contou Sauzen, durante entrevista ao Jornal Diário da Manhã, em abril de 2014. Com capacidade para atender até 52 idosos, o Lar de Idosos Nossa Senhora da Luz tem, atualmente, um quadro de 37 funcionários em três turnos. “Somos uma instituição filantrópica, então a nossa receita, ainda não está de acordo com nossos gastos. Precisamos da colaboração da comunidade, com a doação de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza, fradas, mas tudo que vier, é sempre bem-vindo. Precisamos de bem feitores permanentes, que contribuíssem com determinador valor mensal, para que a gente pudesse fazer frente algumas despesas que precisamos, como o pagamento de água, luz, telefone, a folha dos funcionários”, pontua o Supervisor.
GratidãoMesmo com algumas dificuldade, o atendimento aos idosos não para, graças as doações da comunidade. “Existe um padrão de atendimento, e hoje, um grande bem feitor nosso, um grande colaborador, é o Hospital São Vicente de Paulo, e não fosse essa ajuda, teríamos muito mais dificuldade. O HSVP é um grande parceiro, que contribui através de medicamentos, cedência de funcionários, atendimentos, não fosse isso, talvez não pudemos continuar atendendo”, evidencia Sauzen. “Aproveito para agradecer a comunidade passo-fundense que lembra da Casa e contribui. São as mais diversas pessoas que fazem suas doações para que os atendimentos possam continuar”, finaliza.
