Rádio Soledade AM

Situação de hospitais da região foi debatida em audiência com secretário de saúde

“A situação da saúde no Rio Grande do Sul está à beira do caos”, afirmou o deputado estadual Sérgio Turra (PP) ao deixar a audiência com o secretário de saúde, João Gabbardo. Realizado na tarde desta quarta-feira (04), o encontro reuniu representantes de instituições de saúde de Marau, Não-Me-Toque, Soledade, Vitor Graeff e Lagoa dos Três Cantos.
De acordo com Turra, os hospitais estão enfrentando sérias dificuldades devido ao atraso nos repasses de convênios firmados com a Secretaria da Saúde. “Alguns serviços já foram suspensos como acontece em Marau e em outros hospitais há a ameaça de paralização de serviços”, alertou.
A prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, explicou que o Hospital Notre Dame Júlia Billiart é referência na micro região em que está localizado, mas teve a parceira com o programa Portas Abertas do Estado suspenso. “Essa suspensão aconteceu em dezembro e fomos notificados apenas em março. Queremos reverter essa decisão e recuperar os recursos do período em que houve falha na comunicação. Nosso déficit está crescendo e pode inviabilizar a operação do pronto atendimento”, disse.
Segundo o secretário Gabbardo, a situação do convênio pode ser revertida administrativamente. “No entanto, estamos sem pagar os convênios para nenhum hospital. Nosso déficit também é grande e a receita não cobre as despesas que temos”, afirmou.
O diretor do Hospital Cristo Redentor de Marau, Sérgio Lunardi, falou que os problemas enfrentados pela instituição também têm origem na falta de repasse de recursos. “Entendemos a situação do Estado, mas precisamos de uma comunicação mais eficiente entre a Secretaria de Saúde, os hospitais e a sociedade. Precisamos conversar com a população, expor a situação e a previsão de mudanças para então rever nosso planejamento e nos adequarmos a situação”, ressaltou.
Gabbardo informou que não há previsão de pagamento dos repasses atrasados. “Essa é a resposta que, infelizmente, dou para todos os representantes de hospitais e prefeitos que vem até à Secretaria. Estamos cobrando do governador uma alternativa para o pagamento dos recursos de custeio e assim garantir o funcionamento das instituições de saúde. Essa resposta deve chegar nos próximos 15 dias”, finalizou.
A posição do governador deve ser comunicada aos presentes em uma nova reunião, no dia 16 de maio. Além de Sérgio Turra, participaram do encontro os deputados Vilmar Zanchin e Marcel Van Hattem e o secretário de Agricultura, Ernani Polo.
 

Sair da versão mobile