Sancionado o projeto de lei que institui o Dia do Laço no Rio Grande do Sul
O governador José Ivo Sartori assinou, simbolicamente, nesta quinta-feira (24), a sanção do projeto de lei 377/2015, que estabelece o dia 26 de março como Dia do Laço. A data será incorporada ao calendário oficial de eventos do Estado e foi escolhida por ser o aniversário de Porto Alegre. A assinatura ocorreu durante almoço no galpão da Farsul no Parque da Harmonia, em Porto Alegre.
Para Sartori, a lei reforça a valorização do laço como um forte símbolo da cultura gaúcha. “O laço remonta às nossas origens indígenas, porque eles é que primeiro o usaram como instrumento de trabalho. Mas é também parte da história, como patrimônio da cultura e da tradição gaúcha, e um símbolo de Porto Alegre”, disse.
Para o autor do projeto de lei, deputado Elton Weber, a data serve como preservação da cultura gaúcha. “Estamos registrando em lei o laço como mais um símbolo do estado, além de homenagear os laçadores e as pessoas que se reúnem pela tradição, cultivam a amizade e o companheirismo, que vemos muito nos rodeios e competições”, afirmou, acrescentando que há no Rio Grande do Sul cerca de 20 mil laçadores. O estado é também sede de, aproximadamente, 400 rodeios por ano.
