Rádio Soledade AM

PMs que serão nomeados só estarão nas ruas no final de 2016

Os 178 policiais militares aprovados em concurso público que serão chamados pelo Governo do Estado só estarão formados e aptos a exercer todas as atividades no final de novembro de 2016. O anúncio da nomeação foi feito pelo governador José Ivo Sartori nesta segunda-feira (29), através do Twitter. Esses PMs entrarão no lugar dos 178 temporários, que tiveram os contratos encerrados na sexta-feira passada.
A Brigada Militar chegou a informar na ocasião que seriam renovados. O governador disse nas redes sociais, no entanto, que não há como renovar esses contratos. Conforme o chefe da Comunicação Social Social da BM, tenente-coronel José Henrique Gomes Botelho, a corporação ainda aguarda comunicado oficial do Piratini para poder chamar os aprovados.
“Existe uma previsão de que em dois meses, após serem chamados, eles estejam incluídos no quadro da corporação”, destaca o oficial.
Botelho explica ainda que a BM precisa analisar todos os documentos dos novos PMs, aguardar prazo para eventuais recursos e ainda esperar o resultado do exame toxicológico, que leva entre 30 e 40 dias, segundo o oficial. Somente depois disso, os novos policiais poderão começar o curso de formação, que tem duração de 6 a 7 meses. O oficial destaca que nesse período o grupo poderá fazer algumas atividades práticas nas ruas, mas com limitações.
“A previsão é de que estejam formados, exercendo plenamente suas atividades no final de novembro”, afirma.
Conforme o secretário estadual da Segurança, Wantuir Jacini, os temporários atuavam especialmente em atividades externas, como segurança em presídios.

Sair da versão mobile