Domingo, 16 de Novembro de 2025
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
31°
19°
21°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

Número de inadimplentes na região Sul cresceu 5,56% em novembro

Número de inadimplentes na região Sul cresceu 5,56% em novembro
11.01.2016 08h18  /  Postado por: upside

O número de consumidores com contas atrasados e registrados nos cadastros de inadimplência na região Sul do Brasil cresceu 5,56% em novembro de 2015, na comparação com o mesmo mês de 2014. O dado de levantamento mensal realizado pelo SPC Brasil mostra que aumento de devedores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foi o segundo maior do País, ficando abaixo, apenas, da região Nordeste, com 8,46%. Por outro lado, o número de dívidas em atraso dos sulistas cresceu, no mesmo período, 7,36%, com cerca de 2,35 débitos por devedor.
Embora elevado, o estudo de novembro apontou um leve recuo na quantidade de consumidores inadimplentes na comparação mensal, isto é, entre outubro e novembro deste ano, em todas as regiões do Brasil. No Sul, a variação negativa foi de 0,12%. Fatores como feirões de renegociação de dívidas, o pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas, feito entre o final de agosto e o início de setembro, podem ter ajudado parte dos consumidores a regularizarem seus compromissos.
Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, os indicadores refletem as dificuldades vividas na economia do País em 2015, com a alta da inflação, a redução da empregabilidade e o aumento de tributos.
– Os preços se elevaram e os salários não acompanharam esse ritmo. Além disso, o crescimento do desemprego e o encarecimento do crédito diminuíram o poder aquisitivo do consumidor, que está fazendo malabarismos para comprar o que precisa e tentar pagar suas dívidas – aponta Koch.
Ele volta a reforçar o pedido para que o varejo gaúcho siga utilizando, cada vez mais, os instrumentos de verificação de crédito, com o SPC, como forma de avaliar se o consumidor está ou não negativado.
– Muitas pessoas que estão inadimplentes querem sair desta situação. Portanto, o lojista deixar uma porta aberta para tentar renegociar débitos é uma forma de recuperar parte dos seus recursos financeiros. Vale a pena redobrar esforços para viabilizar a quitação das dívidas – fala o presidente da FCDL-RS.
O levantamento do SPC Brasil apresenta na região Sul elevação no atraso de contas com o segmento de luz e água, na ordem de 16,74% e de débitos bancários, que englobam atrasos no cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e seguros, registrando crescimento de 10,04% nos três estados sulinos.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.