Alceu Moreira eleito presidente da CPI da FUNAI e INCRA
Os membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada para investigar as fraudes da FUNAI e do Incra elegeram nesta quarta-feira, 11, o deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) como presidente.
A próximo encontro será na terça terça-feira, 17, às 14h, com a finalidade de eleger os vice-presidentes e apreciar os primeiros requerimentos protocolados pelos parlamentares.
A comissão terá 120 dias para apresentar um relatório final a ser votado pelo colegiado. Alceu Moreira frisou que o grupo deve focar o trabalho na investigação das denúncias sobre laudos antropológicos fraudulentos e adiantou que no fim do prazo previsto pretende apresentar ainda uma proposta que sirva de modelo de política pública para as comunidades indígenas e quilombolas.O presidente eleito também afirmou que a CPI não será usada para palanque político ou atos autoritários por quem quer que seja. Segundo ele, todos serão ouvidos e ninguém na comissão atuará contra os interesses de indígenas e quilombolas, apenas para investigar as denúncias de fraudes em demarcações e na destinação de recursos.Ao ser questionado sobre as tentativas do PT para impedir a criação da CPI – na Câmara e no STF -, ainda arrematou que \”quem não deve, não teme\”.
O relator da CPI será o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), que deve ter o auxílio de dois sub-relatores, uma para os casos envolvendo a FUNAI e outro o INCRA.
