A três dias da largada para a 38ª Expointer, que começa neste sábado (29), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o ritmo dos trabalhos se intensifica para a finalização dos detalhes de uma das maiores mostras agropecuárias da América Latina, que vai até 6 de setembro.
A estimativa da Subsecretaria do Parque é de que pelo menos 6 mil pessoas estejam trabalhando na área, que conta com 70 mil metros quadrados para exposição de máquinas, equipamentos e animais. Até as 18h desta terça-feira (25), a Secretaria da Agricultura contabilizava o ingresso de 681 animais (bovinos de corte, 117; equinos, 216; bovinos de leite, 34; ovinos, 290; equinos prova, 2; zebuíno, 1; leilão Crioulo, 21).
De acordo com o subsecretário do Parque Assis Brasil, Sérgio Bandoca Foscarini, a mostra agropecuária \”é uma grande cidade\”, que ganha forma a cada dia. \”Temos pessoal trabalhando 24 horas para garantir tranquilidade tanto para os expositores quanto para os visitantes. É o início de uma grande feira\”, disse.
A Expointer também é oportunidade de trabalho temporário. Todas as 1.130 vagas para vigilantes, limpeza urbana, predial e sanitária, e para o trabalho nas bilheterias do Assis Brasil foram preenchidas até o início da semana passada.
Além do cuidado com a alimentação dos animais, os trabalhadores das cabanhas têm ainda um cuidado extra com os animais que nascem antes de a feira começar. É o caso do cordeiro da raça Ile de France de Cordilheira V.F. 1856, da Estância Cordilheira, de Uruguaiana, que nasceu pouco depois do ingresso da ovelha no Assis Brasil.