Uma homenagem a embaixadores e chanceleres que vieram à 16ª Expodireto Cotrijal – feira que é referência na agricultura de precisão, em Não-Me-Toque – ocorreu na tarde desta quarta-feira (11) em ato no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. O governador José Ivo Sartori saudou a vinda dos representantes e destacou que a visita de delegações internacionais significa oportunidade aos empreendedores gaúchos e também é um meio de fortalecer laços de amizade e cooperação.
O grupo, formado por enviados de 38 países, que estão na feira para a compra de máquinas e implementos agrícolas, além de produtos como milho e carnes suína e de frango, reúne pela primeira vez diplomatas dos cinco continentes. No ano passado, os negócios no Pavilhão Internacional na Expodireto somaram R$ 471 milhões.
Para o embaixador da República do Zimbábue, Thomas Bvuma, a Expodireto é a oportunidade para levar mais tecnologia ao país africano, produtor de commodities como milho, algodão e tabaco. “Precisamos de máquinas para preparar melhor o nosso solo”, resumiu Bvuma. Em janeiro deste ano, o país adquiriu 320 tratores da Agrale, por meio do Programa Mais Alimentos Internacional, e já planeja comprar tratores e equipamentos brasileiros para irrigação – usados principalmente na produção de hortifrutigranjeiros. Do encontro participaram ainda o secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e a embaixadora Leda Lúcia Camargo.
Expodireto – Com o tema \”Negócios que inspiram o amanhã\”, a 16ª Expodireto reúne, em uma área de 84 hectares, 515 expositores e deve atrair pelo menos 230 mil visitantes do Brasil e do Exterior. A feira vai até sexta-feira (13), narque da Cotrijal, e tem entrada franca.