Segunda-feira, 17 de Março de 2025
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
28°
21°
27°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

Promotor Vercilei Lino Serena recebe Comenda da Ordem do Mérito 2014

Promotor Vercilei Lino Serena recebe Comenda da Ordem do Mérito 2014
03.12.2014 08h39  /  Postado por: upside

O promotor de Justiça de Soledade, Vercilei Lino Serena, foi um dos agraciados com a Ordem do Mérito 2014 na distinção Grau Comendador. A honraria foi entregue pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que condecorou 15 personalidades.
A solenidade da Ordem do Mérito foi realizada nesta terça-feira, 2, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, e presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do RS e Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Eduardo de Lima Veiga.
As distinções, nos graus “Grã-Cruz”, “Comendador” e “Oficial” são destinadas a personalidades e instituições que se destacaram pela busca do desenvolvimento das atividades jurídicas e homenageiam, também, aqueles que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Ministério Público.
No mês de agosto, o promotor Vercilei Lino Serena foi condecorado com a Comenda Dirceu Pinto, durante a abertura do XII Congresso Estadual do MP, em Gramado. A honraria foi conferida por reconhecer o trabalho de homens públicos, lideranças comunitárias e membros do Ministério Público que se destacaram em suas áreas de atuação na defesa dos interesses maiores da sociedade
IMPORTÂNCIA DO MP
Ao falar em nome dos agraciados, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do RS Armínio José Abreu Lima da Rosa destacou que esta é uma honraria “significativa e enaltecedora pela importância das personalidades que foram homenageadas no passado e no presente”. Durante sua manifestação, o Magistrado apontou que “as instituições são feitas de pessoas e nelas podemos ter expectativas de dias melhores”.
Armínio José Abreu Lima da Rosa ressaltou que o Ministério Público passou a ter nas últimas décadas um espaço indispensável na sociedade brasileira. “Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o MP passou a ter diversas responsabilidades, não sendo apenas o agente da persecução penal”.
CÓDIGO DE HONRA
No seu discurso para um auditório lotado, o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, afirmou que o Ministério Público compartilha de um código de honra com os homenageados. “Sinalamos com medalhas este código de honra que vai assim simbolicamente reforçado, entrelaçado no peito de vocês, figuras exemplares”, postulou. Falando para os condecorados, Veiga assinalou que “a natureza da honra está diante dos nossos olhos, no rosto altivo dos agraciados, num contraste essencial com tantos semblantes encapuzados que se esgueiram pelas imagens midiáticas mais recentes”.
O Chefe do Ministério Público ressaltou o orgulho da Instituição em homenagear os condecorados. “As histórias de cada agraciado não são trajetórias separadas, mas fios de uma mesma história de honra, digna de respeito e neste ato reconhecida pelo MP”, enfatizou.
PRESENÇAS
Além dos condecorados e seus familiares, prestigiaram a solenidade o Procurador-Geral Estado, Carlos Henrique Kaipper, representando o Governo do Estado; o Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador José Aquino de Camargo Flôres; o Defensor-Público Corregedor André Girotto, representando a Defensoria Pública Estadual; o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Marco André Seifert; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino; o Presidente da OAB/RS, Marcelo Bertolucci; o Presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; o Presidente da Ajuris, Eugênio Couto Terra; o Presidente da FMP/RS, David Medina da Silva; os representantes do Grupo RBS, Marcelo Rech e Carla Ortuzal; os ex-Procuradores-Gerais de Justiça Sérgio Porto, Roberto Bandeira Pereira, Mauro Henrique Renner e Cláudio Barros Silva; o Secretário-Geral do MP, Alexandre Saltz; a Chefe de Gabinete do PGJ, Isabel Bidigaray; a Promotora-Assessora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Marília Goldman; a Coordenadora do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada, Ana Petruccci; entre outras autoridades, presidentes de federações, associações, institutos e entidades de classe.
Relação dos Agraciados
Grau Grã-Cruz
Airton Alberto Zaffari – Diretor do Grupo Zaffari Armando Antônio Lotti – Procurador de Justiça Armínio José Abreu Lima da Rosa – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do RS Claudio Pacheco Prates Lamachia – Vice-Presidente do Conselho Federal da OAB Marcelo Lemos Dornelles – Promotor de Justiça
Grau Comendador
Bárbara Sybille Fischinger – Presidente da Kinder – Centro de Integração da Criança Especial Carlos Pestana Neto – Secretário Chefe da Casa Civil João Victor Domingues – Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística Paulo Roberto Gentil Charqueiro – Promotor de Justiça Vercilei Lino Serena – Promotor de Justiça
Grau Oficial
André Jacó Schnorrenberger – Servidor do Ministério Público Deniz Cembranel – Servidor do Ministério Público Gerson Luis Flach – Servidor do Ministério Público Raphael de Sá e Silva Houayek – Servidor do Ministério Público Stael Ellwanger Lauxen – Servidora do Ministério Público
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.