Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
29°
20°
26°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

Tribo indígena se instala em Soledade

Tribo indígena se instala em Soledade
26.11.2014 11h20  /  Postado por: upside

O município de Soledade poderá ser a sede de um agrupamento indígena. Desde a última semana um grupo de aproximadamente 40 índios se instalou em uma área de 12 hectares pertencentes à União que fica localizada às margens da BR 386. A área pertenceu a extinta Companhia Intermunicipal de Estradas Alimentadoras – CINTEA.
Na manhã desta quarta-feira (26) o cacique da tribo conversou com a equipe de reportagem, onde revelou que o objetivo do grupo é estabelecer moradia no local. Segundo o líder indígena, a área foi ofertada pelo governador do estado em uma reunião com demais grupos, e a tribo agora aguarda que a FUNAI efetive a concessão para que possa fixar moradia no local.
Ele ainda aduziu que ao longo desta semana um outro grupo da tribo deverá chegar ao local, tal contingente é de aproximadamente 20 famílias. Questionado sobre se, caso venha a se fixar, a tribo pretende usar a área para produção agrícola o líder diz que não, e que o objetivo dos índios é ficar moradia para garantir estabilidade e produzir artesanato para venda bem como matricular as crianças da tribo em escolas de Soledade.
A tribo kaingang é oriunda da região de Mato Castelhano, área de recentes conflitos, e neste sentido o líder diz que nenhum índio que está vindo para Soledade esteve envolvido nos casos registrados naquela região, e que o local escolhido deu-se devido a oferta feita por entes do governo estadual.
A necessidade de água da tribo está sendo resolvida, pois segundo o índio, um secretário da prefeitura de Soledade permitiu que seja usada água do parque de eventos centenário Rui Ortiz.
A Polícia Rodoviária Federal já fez contato com os indígenas, solicitando a desocupação do local; Neste sentido o líder da tribo disse já está em contato com a FUNAI e que as famílias permanecerão no local até a resolução do assunto por via judicial.
A unidade regional da FUNAI em Passo Fundo, foi contatada por nossa reportagem, sendo informada que o responsável pelo assunto, o coordenador regional, está em viagem. Já o prefeito municipal Paulo Cattaneo também disse que através do departamento jurídico está buscando formas de atuar no caso.
OUÇA A REPORTAGEM COM O CACIQUE NO PLAYER ACIMA
 
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.