Morre religiosa soledadense que atuou em missão na África
Missas celebradas na Igreja São Judas Tadeu e na Igreja Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre lembraram neste sábado (1) os sete dias do falecimento da religiosa soledadense Ir. Maristela Guerra. Ela faleceu no dia 26/10, aos 79 anos em Bom Retiro do Sul, vítima de um câncer.
Isolema Lourdes Guerra nasceu no dia 14 de abril de 1935, na cidade de Soledade, filha de José Guerra e Júlia Testa Guerra. Ela ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida em 29 de março de 1944.Emitiu os primeiros votos religiosos no dia 2 de agosto de 1958, recebendo o nome de Irmã Maristela Maria. Concluído o tempo do juniorado fez os Votos Perpétuos no dia 2 de agosto de 1964.
Em Soledade ainda residem diversos familiares de Maristela, entre eles suas irmães, Ilsie, Saletti e Divina.
Formada no curso de Magistério e faculdade de História, deixou sua marca como educadora exímia em Porto Alegre, na Escola Rainha do Brasil e Escola Nossa Senhora do Brasil e nos últimos anos na cidade de Canchungo – Guiné-Bissau/ África. Além de educadora dedicou-se à igreja como catequista de adultos e crianças.
Desde outubro de 2013 Ir. Maristela lutava contra o câncer. Nesse período dividiu-se entre o tratamento no Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre) e os cuidados na casa de saúde da Congregação em Bom Retiro do Sul/RS, onde veio a falecer, aos 79 anos de idade, no dia 26 de outubro de 2014, a 1 hora e 45 min.
Conforme a Congreção das Irmãs franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, Ir. Maristela deixou a marca de uma lutadora pelo Ensino e Educação; com fé, coração generoso, fez um bonito trabalho missionário dedicando os últimos anos de sua vida educando e evangelizando os pobres, os mais necessitados em Guiné-Bissau, onde permaneceu por 15 anos, de 1998 a 2013.
O corpo de Ir. Maristela foi sepultado no jazigo da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, no Cemitério da Irmandade Santa Casa de Misericórdia.
