Rádio Soledade AM

Alunos participam de Seminário sobre alimentação em Espumoso

Cerca de 450 alunos participaram, na sexta-feira (03/10), do Primeiro Seminário Intermunicipal da Alimentação, realizado no município de Espumoso. O evento reuniu estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio das escolas municipais e estadual, bem como estudantes dos municípios de Alto Alegre e Campos Borges.
A extensionista Social da Emater/RS-Ascar e nutricionista, Ana Caroline Rauber Ebone, palestrou sobre a importância de uma alimentação saudável. “Esse tema é importante, pois eles estão na época da socialização, de sair para almoçar e jantar com os amigos, e começam a fazer as escolhas alimentares e por isso é fundamental despertar a consciência alimentar”, expôs a extensionista.
Também integrou a programação do evento a apresentação do projeto “Alimentação saudável na prevenção da obesidade infantil”, com os alunos da Escola Estadual João Ferrari do município de Campos Borges. O projeto, coordenado pela professora Simone Marci Bitencurt e desenvolvido pelos alunos Amanda Laís Broch, Jose Gonçalves de Castro e Andrei Scherer Pereira, visa incentivar as crianças e adolescentes a obter uma alimentação saudável. “Não adianta falar só para as crianças, é preciso também sensibilizar os alunos adolescentes, pois as crianças se espelham nos adultos”, frisou Andrei Pereira para o público presente. As atividades foram encerradas com uma palestra ministrada pelo psicólogo Edson Silveira.
De acordo com a extensionista Social do escritório da Emater/RS-Ascar de Espumoso, Andréa Dal Molin, 34% da alimentação dos alunos do município é oriunda da agricultura familiar. “Nossa merenda escolar é municipalizada, onde os agricultores entregam os alimentos na Prefeitura com a supervisão da nutricionista. São entregues panificados, incluindo pão de centeio, hortaliças, frutas e linguiça suína produzida especialmente para as escolas”, ressalta Andréia. A partir de 2015 passará a integrar a lista de produtos fornecidos pela agricultura familiar pão sem glúten para as crianças que possuem intolerância a essa substância.
A extensionista Ana Caroline também frisou sobre a importância da agricultura familiar para a alimentação dos estudantes. “A compra direta da agricultura familiar tem dois pontos importantes: gerar renda, para o agricultor e para o município, e fornecer uma alimentação com qualidade nutricional melhor.”
O Primeiro Seminário Intermunicipal da Alimentação foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Emater/RS-Ascar. De acordo com a nutricionista da Secretaria, Ketty Roberta Pinto, a ideia é promover o evento anualmente visando melhorar a merenda escolar e motivar os alunos a terem uma alimentação saudável.
 

Sair da versão mobile