O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já registrou neste domingo 192 urnas com problemas que tiveram que ser substituídas no Rio Grande do Sul, o que representa 0,7% do total. Segundo o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, nenhuma dificuldade com mesários foi relatada no momento. Nenhuma urna manual é utilizada. O total supera o do último pleito, em 2012, quando 188 urnas foram substituídas.
O desembargador também pediu que os eleitores não votem nos candidatos que espalharam santinhos pelas ruas. “A melhor forma de combater esta atitude é não votar nele”, observou. Conforme Santos, por volta das 17h20min já começam a ser conhecidos os primeiros resultados no TRE.
Ele ainda falou que ao longo do dia irá a Canoas, onde tem diversas urnas com votação biométrica, para avaliar o funcionamento e a agilidade deste sistema. Os eleitores têm demorado, em média, de um minuto e meio a dois minutos para votar. Mais de 700 mil eleitores estão cadastrados no sistema biométrico no Rio Grande do Sul.