O candidato do PDT, Lasier Martins, foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul, superando, em uma disputa acirrada, Olívio Dutra (PT), que chegou em segundo lugar. O jornalista obteve 37,50% da preferência do eleitorado, enquanto Olívio, 35,25%. Pedro Simon (PMDB) ficou em terceiro com 16,08% do total apurado, com 98,73% dos votos válidos apurados. Com o resultado, o pedetista se une a Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP) na bancada gaúcha no Senado.
“É uma emoção transbordante, indescritível, não conseguia imaginar que ia sofrer tanto. As pesquisas previam paridade, o que causou baque foi a boca de urna equivocada. Agora quero comemorar, agradecer pela equipe que esteve ao meu lado e aos milhões de gaúchos que confiaram no meu discurso. Os gaúchos haverão de se orgulhar de quem escolheram para o Senado”, afirmou Lasier, após a confirmação do resultado.
O candidato eleito também comentou algumas de suas ideias para o mandato de oito anos. “Quero trabalhar por uma reforma política para que se tenha espaço para o poder do povo. Que haja possibilidade de destituição para ter uma exigência maior ao nossos políticos. Quero que os candidatos à reeleição tenha que se afastar pelo menos três meses antes para não usar de benefícios do cargo para campanhas. Fiz uma campanha modesta, fui aquele que trabalhou com menos recursos”, afirmou.