Mais de 15 mil eleitores da região votarão por biometria
Nas eleições deste ano, a identificação biométrica do eleitor será utilizada em 186 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Na prática, o eleitor vai apresentar o título e fazer o reconhecimento de sua impressão digital. O cadastro dos eleitores foi realizado até o dia 7 de maio. Aqueles que não realizaram não poderão votar nesta eleição e devem comparecer a um Cartório Eleitoral para regularizar a sua situação.
Na região de abrangência da 54ª Zona Eleitoral, com sede em Soledade, quatro munícipios terão votação por biometria, sendo Ibirapuitã, Mormaço, Fontoura Xavier e São José do Herval. No total 15.187 eleitores estão cadastrados nos municípios onde o novo sistema é implantado.
O recadastramento biométrico prevê a coleta das digitais e das fotos do eleitor para garantir a identificação e como forma de evitar fraudes, como a de uma pessoa possuir dois títulos. O processo iniciou em 2009, em Canoas, e está sendo executado, aos poucos, conforme a disponibilidade de equipamentos e mão-de-obra.