Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
31°
18°
32°C
Soledade/RS
Parcialmente nublado
Ao Vivo:
Saúde

Ernestina receberá nova turma da UFFS para residência médica

Ernestina receberá nova turma da UFFS para residência médica
19.08.2014 08h15  /  Postado por: upside

A importância do conhecimento acerca de todos os estágios de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) levou a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) a firmar um convênio junto a alguns municípios, entre eles Ernestina, para residência médica dos estudantes. Na tarde desta terça-feira (19), a Secretaria da Saúde de Ernestina receberá na Unidade Básica de Saúde (UBS) uma nova turma de estudantes de medicina, a fim de mostrar-lhes o funcionamento do SUS na Atenção Básica à Saúde, que ocorre nas unidades de atendimento nos municípios. Nos dois últimos semestres, outra turma de estudantes vivenciou o funcionamento do SUS e conheceu como são aplicadas as diretrizes dentro das políticas públicas do sistema.
“Essa é uma experiência nova, sem precedentes, para toda a população ernestinense. A participação dos estudantes contribuiu muito”, avalia a secretária Municipal de Saúde, Adriana Voigt, ao lembrar-se dos dois últimos semestres em que estudantes fizeram residência médica na UBS. No projeto, os estudantes passam por um processo de imersão, onde observam o funcionamento prático do SUS. No primeiro semestre, vivenciam as atividades realizadas dentro do sistema, como é feito o controle social e a atuação do Conselho Municipal de Saúde. No segundo, entendem como são implementadas as diretrizes nas políticas públicas específicas, como saúde da mulher, do homem, hipertensos, diabéticos, tabagistas, entre outros grupos que possuem trabalhos peculiares voltados às suas necessidades. Esses dois semestres correspondem à primeira etapa da residência que os estudantes da universidade federal devem realizar. Nessa primeira, os estudantes conhecem o funcionamento do SUS na Atenção Básica à Saúde, que ocorre em pequenos municípios como Ernestina. A segunda residência ocorre em hospitais de pequeno porte, onde observam trabalhos de média complexidade.
Na terceira residência, os estudantes vivenciam a realidade de grandes hospitais, como os existentes em Passo Fundo e Porto Alegre. Além disso, durante essa terceira etapa, eles retornam aos pequenos municípios que conheceram na primeira residência para, agora, desenvolver ações diretamente com a população, tornando-se agentes na Atenção Básica à Saúde.
 
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.