OAB Soledade inicia atividades da Semana do Advogado
Membros da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Soledade, profissionais da advocacia e acadêmicos de Direito estiveram participando na sexta-feira (1º), do ato que marcou o início das atividades da Semana do Advogado. O evento aconteceu no auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus de Soledade, e contou com a presença do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.
A presidente da Subseção local, Claridê Chitolina Taffarel, assinala que a sua diretoria procurou estabelecer uma programação diversificada. “Nosso propósito é que os colegas se integrem, fortaleçam seus vínculos profissionais e que também possam discutir um pouco sobre a nossa profissão. Da mesma forma é um momento que reservamos para homenagear membros da Ordem que prestaram um importante trabalho”, aduziu.
Ela exaltou a honrosa presença do presidente da Seccional gaúcha, que abriu de forma especial as atividades em Soledade. “Este contato entre direção da Ordem com os colegas e futuros profissionais é muito profícua. Bertoluci falou das campanhas que estão sendo trabalhadas pela Seccional, enfatizou as conquistas da classe e em conversa com os acadêmicos de Direito, trouxe um pouco das ações que permeiam a nossa profissão”, ponderou.
O processo judicial eletrônico também foi um dos focos principais da palestra. “Com a realidade do PJe, promovemos diversos cursos de aperfeiçoamento de gestão digital para a classe, tanto que, somente no dia de hoje, em Passo Fundo, capacitamos mais de mil advogados para aturem na ferramenta. Estamos também agindo contra o açodamento do processo eletrônico, entendendo que sua implantação deve ser de forma segura e gradual no campo processual”, explicou.
Por fim, o dirigente citou diversos pleitos que nasceram no Estado e que foram encampados pela advocacia de todo o país. “Recentemente o Supersimples para os advogados foi aprovado na Câmara e no Senado, e atualmente está para a sanção presidencial. O projeto faz justiça com a classe dos advogados, por sua importância, na medida que é indispensável à administração da Justiça e exerce um verdadeiro múnus público”, finalizou.
Acompanharam a palestra, a presidente da subseção de Soledade, Claridê Chitollina Tafarel; a vice-presidente, Carina Ruas Balestreri; a secretária-geral adjunta, Marivone Hardt Betiollo; o ex-presidente da subseção, Eduardo Gralha Silva; o conselheiro seccional Leonardo Lamachia; a coordenadora do curso de Direito da UPF Campus Soledade, Marlot Caruccio; e o diretor da UPF Campus Soledade, Idioney Oliveira.
Visita ao terreno da subseção
Após a palestra, Bertoluci e os dirigentes da subseção foram até o terreno da OAB local. Atualmente o projeto está em fase de aprovação, e em cerca de algumas semanas, será iniciada a construção de mais uma sede no Interior do Estado. “A materialização desta iniciativa demonstra o compromisso que temos com o projeto ‘nenhuma subseção sem sede’. Desta forma, estamos qualificando a prestação de serviços da Ordem gaúcha em todo o Rio Grande do Sul, pois a presença física da OAB/RS engrandece o município e fortalece a advocacia”, afirmou o presidente da seccional gaúcha.
O terreno está localizado junto ao Complexo do Judiciário, onde já se encontram o Foro, o MP e a Justiça do Trabalho. A estrutura da Ordem em Soledade será viabilizada por meio do projeto inédito de plantas padronizadas, que são adequadas ao número de advogados da região, proporcionando uma identidade visual única e economia no custo de construção em função da padronização.
