Com 46 anos de fundação e mais de 66 mil profissionais formados, a Universidade de Passo Fundo (UPF) continua a escrever a sua história de produção e difusão de conhecimentos, tecnologias e prestação de serviços à região. A Reitoria e os coordenadores das 12 unidades acadêmicas que comandarão os rumos da maior instituição de ensino superior da região pelos próximos quatro anos, tomaram posse em solenidade especial nesta terça-feira, dia 15 de julho, no Centro de Eventos, Campus I. Autoridades, convidados, professores, alunos e funcionários prestigiaram o ato, marcado também pela apresentação dos coordenadores de curso eleitos para o biênio 2014/2016. Foram diplomados o reitor José Carlos de Souza, reeleito para o cargo, e os vice-reitores de Graduação, Rosani Sgari; de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos; de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin; e Administrativo, Agenor Dias Meira Júnior.
A Universidade conta atualmente com mais de 21 mil alunos, 60 cursos de graduação, 58 cursos de especialização em andamento, 13 mestrados, quatro doutorados e 10 estágios pós-doutorais. As unidades acadêmicas em Passo Fundo e os campi instalados nas cidades de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Soledade e Sarandi fazem da UPF uma instituição regional de referência, com destaque para o crescimento conquistado nos últimos anos, consequência de investimentos em qualificação de recursos humanos e infraestrutura, além da condição didático-pedagógica de excelência.
Em seu pronunciamento, o reitor destacou que há quatro anos, apresentou a proposta da Universidade que desejava-se construir, uma instituição, que segundo o professor José Carlos, pudesse interagir com a comunidade, estabelecesse conexão com instituições internacionais, alcançasse a excelência acadêmica, compatibilizasse receitas e despesas sem sobressaltos e que fosse motivo de orgulho para acadêmicos e egressos. “Atualmente, respiramos uma nova atmosfera, que permite celebrar as conquistas do presente, razão de júbilo para cada professor, funcionário e aluno”, salientou. Na opinião do reitor, nos últimos anos, a UPF apresentou números compatíveis com a sua grandeza, tais como, a elevação do Índice Geral de Cursos (ICG), importante indicador do MEC, de três para quatro, assim como, a ampliação dos programas stricto sensu, da priorização pela formação continuada dos docentes e valorização dos funcionários, da constante melhoria na infraestrutura física, do fortalecimento do diálogo com os estudantes e com a comunidade.
Para os próximos quatro anos, o professor José Carlos enfatizou que a intenção é continuar construindo uma grande Universidade, por meio de ações como o programa de gestão acadêmica, que respeita a transversalidade para a formação mais ampla do cidadão, da implantação do Plano de Responsabilidade Social, da prestação de serviços reforçada, da consolidação do UPF Parque, da ampliação da Biblioteca Central, de investimentos em laboratórios, mobilidade urbana e salas climatizadas. O reitor agradeceu a todos os que estiveram juntos na caminhada, em especial, à professora Neusa Rocha, que ora deixa a Vice-Reitoria de Graduação, à família e à toda a comunidade acadêmica. “Iniciamos uma nova gestão com a certeza de que cada um dará o que tem de melhor. É hora de ousar, de revelar os talentos, de querer e fazer mais”, finalizou.
O presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, que diplomou e deu posse à Reitoria, Alexandre Nienow, cumprimentou os novos gestores, desejando sucesso e sabedoria nos próximos quatro anos. “Optar pelas melhores alternativas e decisões têm determinado o crescimento sólido e qualificado da UPF. Com este objetivo, a Fundação UPF continuará se colocando no sentido de compartilhar as tomadas de decisão, se posicionando de forma proativa, estabelecendo um alto grau de respeito e colaboração”, afirmou, agradecendo o trabalho de todos os que concluíram suas gestões.
Presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, o vereador Marcio Patussi enfatizou a importância do trabalho que a UPF desenvolve no município e na região. “Não é possível desvincular a história da Universidade do crescimento e do desenvolvimento de Passo Fundo. A Instituição tem um trabalho reconhecido em nível regional, nacional e internacional, prova disso são as constantes expansões em seus cursos e em sua estrutura multicampi”, comentou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella, ressaltou os profissionais formados na UPF. “Egressos da Instituição hoje fazem carreira em diversas regiões do país”, relatou.
A secretária adjunta de Estado de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghíssia Hauer, lembrou a parceria entre a UPF e o governo do Estado na implantação do UPF Parque. “A UPF constituiu um Parque Tecnológico com muita rapidez e eficácia, em trabalho da gestão que está sendo reconduzida”, afirmou. Ghíssia destacou ainda da preocupação do Estado em aproximar a pesquisa universitária das empresas. “A UPF, com o UPF Parque, é estratégica em nosso planejamento”, explicou a secretária.
Unidades AcadêmicasApós a posse, o reitor diplomou os novos diretores das unidades acadêmicas: na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, tomou posse Hélio Carlos Rocha; na Faculdade de Artes e Comunicação, Cassiano Del Ré; na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Eloi Dalla Vecchia; na Faculdade de Direito, Rogério da Silva; na Faculdade de Educação, Eliara Levinski; na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Márcio Leiria; na Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Vagner Alves Guimarães; na Faculdade de Medicina, Gilberto Borges Bortolini; na Faculdade de Odontologia, Miriam Lago Magro; no Instituto de Ciências Biológicas, Jurema Schons; no Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Cristiano Roberto Cervi; e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Édison Alencar Casagranda.
Solenidade
Além das mensagens recebidas de autoridades de todo o pais, prestigiaram a solenidade o juiz diretor de Foro de Passo Fundo, Orlando Facchini Neto; o presidente do Consórcio das Universidade Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Univates, Ney Lazzari; ex-reitores; autoridades das áreas judiciária e eclesiástica; prefeitos, vice-prefeitos, secretários de diversos municípios da região; representantes de entidades; autoridades acadêmicas de universidades do Estado; diretores de unidades e campi, professores, acadêmicos e funcionários. O evento foi abrilhantado pelo Coral da UPF, pela Big Band Comunitária UPF e pelo Núcleo Suzuki de Violinos.