Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) passa a ter mais uma Unidade no Campus Regional III, no Alto da Serra do Botucaraí. A Uergs em Soledade receberá sua primeira turma de acadêmicos no segundo semestre de 2014, com a oferta do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental.
De acordo com o reitor Fernando Guaragna, a implantação desta Unidade reafirma o compromisso da Universidade com a promoção do desenvolvimento, por meio da oferta de cursos que atendam às necessidades das comunidades onde está inserida. A demanda pela Uergs no Alto da Serra do Botucaraí é uma antiga reivindicação local, acolhida pelo Conselho Consultivo Regional – uma das instâncias da gestão da Universidade, e que esteve na pauta da proposta de reestruturação da Uergs.
Propulsora do desenvolvimento
A criação da Unidade foi referendada pela Resolução 06/2014 do Conselho Superior da Universidade (Consun), que contou com a participação do Movimento Pró-Uergs Alto da Serra do Botucaraí na sessão que discutiu a proposta. “A presença de diversos segmentos da comunidade daquela região, em uma instância de decisão dentro da Universidade, mostra que a Uergs é cada vez mais reconhecida como uma Instituição necessária para o desenvolvimento do Estado” avalia o reitor.
Esta proposta foi corroborada pelo Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Governo do Estado em 2013. O GT teve como objetivos realizar estudos e propor medidas para a consolidação da Universidade. Entre outras ações, destacam-se o aumento do orçamento, contratação de 62 professores, sendo cinco para a Unidade em Soledade, 40 funcionários e implantação do Campus Central em Porto Alegre.
Articulação da comunidade
Integrante do Movimento Pró-Uergs Alto da Serra do Butacarí, a professora Gerusa Longaray conta que a organização surgiu em 2001, fruto da união de estudantes que viram na proposta de base da Universidade, como articuladora do desenvolvimento regional do Estado, uma oportunidade para construir melhores possibilidades de crescimento daquela região. Desde então, professores, líderes políticos e sindicais se uniram aos estudantes para fortalecer a mobilização, criando um grupo idealizador. “O ensino proporcionado pela Uergs é a única alternativa para o desenvolvimento estratégico regional, mudando os históricos baixos índices de desenvolvimento econômico e humano que assombram nossos municípios”, relata Gerusa. “Nossa luta não é apenas por vagas, já que contamos com algumas Instituições de Ensino Superior na região que oferecem ingresso via Sisu e bolsas pelo Prouni. Queremos a Uergs porque acreditamos nesta instituição, nos moldes como foi pensada e criada” enfatiza.
Ingresso em agosto de 2014
O ingresso no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental será via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições deverão ser feitas dias 2,3 e 4 de junho, no site do Inep, com a utilização da nota do Enem 2013. São 40 vagas e a turma terá aulas à noite.
A Unidade está localizada na Travessa Tissiano Felippi, s/nº, Bairro Missões, junto à Escola Estadual Alcides João Gradaschi (Ciep), em Soledade.
Saiba mais sobre o curso
O Bacharelado em Gestão Ambiental é um dos novos cursos da Área das Ciências da Vida e do Meio Ambiente da Uergs, lançado em 2013, ofertado nas Unidades em Erechim, Sananduva, São Francisco de Paula, Tapes e Três Passos. A graduação pretende formar profissionais com uma visão interdisciplinar e com conhecimentos técnico-científicos na área da gestão, das ciências naturais e das ciências humanas. Os gestores ambientais trabalharão na busca de soluções para os problemas causados pela exploração antrópica dos recursos naturais e, fundamentalmente, na proposição de ações de gestão do meio ambiente, visando assegurar o uso racional e continuado destes recursos.